terça-feira, 28 de maio de 2013

Estudo sobre o orgulho do homem de Deus!!! Dia 28-05-2013. Terça-feira.

O orgulho e a preparação do homem de Deus
Texto Para Estudo: Daniel 4
Tema: O orgulho e a preparação do homem de Deus
 Nesta etapa da preparação, Deus está à procura de homens e mulheres que tenham um coração humilde perante Ele. Se há um pecado que desagrada e afronta diretamente o Senhor nosso Deus, podemos dizer que esse pecado é o orgulho. O orgulho nasceu no coração de Lúcifer, e esse pecado é nocivo na vida do servo(a) de Deus. Mas o que é o orgulho? “É uma atitude de independência de Deus, auto-suficiência doentia, uma adoração de si mesmo numa atitude de insubordinação a autoridade divina”. Há um rei que, quero usar durante esta mensagem como exemplo, pois ele expressou em sua vida um grau de orgulho tão grande que Deus teve que tratar diretamente com Ele. Estou falando do rei Nabucodonosor, o soberano de Babilônia. Vejamos como tudo aconteceu:
 I - O Rei tranqüilo em sua casa sonha um sonho estranho (Dn.4:4-8): Deus deu esse sonho a Nabucodonosor quando ele estava “tranqüilo” em sua casa e “feliz”. Em outras palavras, o momento era de paz e prosperidade. Todos nós gostaríamos que as coisas sempre acontecessem assim; mas num momento como esse, nós temos a tendência de nos tornarmos orgulhosos e auto-suficientes à semelhança de Nabucodonosor (Dn. 4:30). 30 falou o rei, e disse: Não é esta a grande Babilônia que eu edifiquei para a morada real, pela força do meu poder, e para a glória da minha majestade?
 a)- Interpretação desejada (4:6-8) – Os magos e sábios de Babilônia não conseguem decifrar o sonho, mas Daniel consegue e adverte o rei (4:9-18). 27 Portanto, ó rei, aceita o meu conselho, e põe fim aos teus pecados, praticando a justiça, e às tuas iniqüidades, usando de misericórdia com os pobres, se, porventura, se prolongar a tua tranqüilidade.  
 b)- O sonho era uma sentença divina sobre Nabucodonosor por causa do seu orgulho (Dn. 4:24,25). 24 esta é a interpretação, ó rei é o decreto do Altíssimo, que é vindo sobre o rei, meu senhor: 25 serás expulso do meio dos homens, e a tua morada será com os animais do campo, e te farão comer erva como os bois, e serás molhado do orvalho do céu, e passar-se-ão sete tempos por cima de ti; até que conheças que o Altíssimo tem domínio sobre o reino dos homens, e o dá a quem quer.
 c)- Nabucodonosor ficou doente, louco, um distúrbio mental o fez passar a conviver com os animais, pois se imaginava um animal, ele estava sofrendo de zoantropia (do grego “homem” e “animal”). 29 Ao cabo de doze meses, quando passeava sobre o palácio real de Babilônia, 30 falou o rei, e disse: Não é esta a grande Babilônia que eu edifiquei para a morada real, pela força do meu poder, e para a glória da minha majestade? 31 Ainda estava a palavra na boca do rei, quando caiu uma voz do céu: A ti se diz, ó rei Nabucodonozor: Passou de ti o reino. 32 E serás expulso do meio dos homens, e a tua morada será com os animais do campo; far-te-ão comer erva como os bois, e passar-se-ão sete tempos sobre ti, até que conheças que o Altíssimo tem domínio sobre o reino dos homens, e o dá a quem quer. 33 Na mesma hora a palavra se cumpriu sobre Nabucodonozor, e foi expulso do meio dos homens, e comia erva como os bois, e o seu corpo foi molhado do orvalho do céu, até que lhe cresceu o cabelo como as penas da águia, e as suas unhas como as das aves:
Depois desse tratamento na faculdade da humilhação, então, Deus o restituiu no trono novamente. O Senhor não trabalha com orgulhosos, mas sim com pessoas humildes de coração (Mq. 6:8). 8 Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o Senhor requer de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a benevolência, e andes humildemente com o teu Deus?
 II- A História secular está cheia de exemplos de pessoas orgulhosas que Deus tratou diretamente com elas:
Tomas Andrews, o construtor do Titanic, disse: “Nem Deus afunda esse Navio”. Poucos dias depois dessa afirmação às 23h40 do dia 14 de Abril de 1912 o insubmergível Titanic fora para o fundo do Oceano Atlântico.
John Lennon, Líder dos The Beatles, desafiou: “O Cristianismo passará. Atualmente somos mais populares do que Jesus!”. Em menos de dois anos o grupo se desfez, e John Lennon foi brutalmente assassinado por um fã defronte do Edifício onde morava.
 Tancredo Neves, Candidato à Presidência da República em 1985, disse: “Se eu tivesse 70 votos do PDS não precisaria da ajuda nem de Deus”. Tancredo ganhou as eleições, porém, não chegou nem a comparecer para a posse que fora marcada para o dia 15/03/85, pois ficou doente e faleceu no dia 21/04/85 sem se quer chegar a governar o País. 
Um Exemplo Bíblico. Saul achou que podia tudo. 1Sm 15. Nabucodonosor e Saul, são clássicos bíblicos de reis que deixaram a soberba crescer em seu coração.
Conclusão: Se você tem sido orgulhoso no teu íntimo, então, tu não estás preparado para viver e nem andar com Deus. O Senhor só porá grandes coisas no teu coração se de fato houver nele o elemento humildade, pois Jesus nos exorta a aprender essa virtude com ele “... aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração...” (Mt. 11:29).               
 Para os crentes:
Qual a parte de sua vida, em que você precisa de mais humildade?
(No trabalho, escola, igreja, casamento, namoro, amizades, família, etc).
Jesus te ama e tem na sua vida uma esperança!!!
Para os que ainda não professaram Jesus como seu salvador:
 Rompa com seu orgulho agora e reconheça que  Jesus e o único Salvador e Senhor de sua vida?
Josias Sillva
Jave Nissi.

Nenhum comentário: