terça-feira, 28 de maio de 2013

Estudo sobre os perigos da língua sem controle!!! 28-05-2013.Terça-feira.


Tiago 3.9
Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos
os homens, feitos à semelhança de Deus.
Nós como cristãos precisamos entender que, temos que ter responsabilidade por tudo o que falamos, sempre temos que estar refletindo sobre as consequências das palavras sem controle que produzimos.
O falar é um tema muito importante para Tiago, pois ele faz menção do tema em todos os capítulos de sua carta. (1.19,26; 2.3,12,14,16; 3.1-12; 4.11;5.9,12).  E enfatiza que a verdadeira religião se manifesta também no falar.
O pecado no falar é extremamente fácil de praticar, pois não necessita de uma condição externa. Ao escrever sobre o controle da língua, Tiago nos exorta para a necessidade da transformação do nosso coração e da nossa mente (cf. Mt. 15. 17-20).
Falar é um dom de Deus, um dom de comunicar louvor e admiração à majestade de Deus, que podem também se tornar uma ferramenta de orgulho, ódio, blasfêmia e engano diabólico. Várias vezes “escorregamos” de um para o outro.
Quando paramos para analisar um texto dos Salmos, o salmista faz uma pergunta impressionante, com respostas verdadeiras.
Salmos 15.1-5
1_[Salmo de Davi] SENHOR, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte?
2_Aquele que anda sinceramente, e pratica a justiça, e fala a verdade no seu coração.
3_Aquele que não difama com a sua língua, nem faz mal ao seu próximo, nem aceita nenhum opróbrio contra o seu próximo;
4_A cujos olhos o réprobo é desprezado; mas honra os que temem ao SENHOR; aquele que jura com dano seu, e contudo não muda.
5_Aquele que não dá o seu dinheiro com usura, nem recebe peitas contra o inocente. Quem faz isto nunca será abalado.
A pratica do falar sincero, já tem que partir do coração. V2, antes de nós falarmos, precisamos de uma reflexão do que vamos falar, e quando falar sejam palavras que tragam vida aos ouvintes.
I – O FALAR EVIDENCIA SE GENUINAMENTE SOMOS CRISTÃOS Tg. 3.6
A língua também é um fogo; como mundo de iniquidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno.
 “Mundo de equidade”. Isso significa que nossa língua se identifica com o sistema mundano decaído, rebelde, pecaminoso e morto. Todos tropeçamos no falar, e esse erro começou com Adão, lançando culpa sobre outra pessoa. Gn 3.12. Em Romanos 3.13-18 temos um resumo da pecaminosidade do homem, incluindo ali o constante mau uso da língua. Como a marca de quem não conhece a Deus. 
- A hostilidade no falar
- O engano
- A mentira para manipular situações
- O uso da língua para tornar uma história mais engraçada
- Falar mesmo a verdade, para denegrir outra pessoa, etc.
Salmos 35.8
Sobrevenha-lhe destruição sem o saber, e prenda-o
a rede que ocultou; caia ele nessa mesma destruição.
Precisamos como cristãos em Cristo Jesus, termos constante louvor e gratidão nos nossos lábios, pois, isso mostra uma vida transformada.
Vamos ler alguns textos da Palavra de Deus.
Pv. 10.21
Os lábios do justo apascentam a muitos, mas os tolos morrem por falta de entendimento.
Pv. 12.18
Há alguns que falam como que espada penetrante, mas a língua dos sábios é saúde.
Pv. 15.4
A língua benigna é árvore de vida, mas a perversidade nela deprime o espírito.
A linguagem de alguém que passa por uma experiência genuína com Deus, transmite vida, cura e alimento espiritual aos que, estão fracos e necessitados de uma palavra de vida.
Sl. 64.3, 4,7,8
Que afiaram as suas línguas como espadas; e armaram por
suas flechas palavras amargas,
A fim de atirarem em lugar oculto ao que é íntegro; disparam
sobre ele repentinamente, e não temem.
Mas Deus atirará sobre eles uma seta, e de repente ficarão feridos.
Assim eles farão com que as suas línguas tropecem contra si mesmos;
todos aqueles que os virem, fugirão.
As palavras são símbolos da condição espiritual de uma pessoa, e como cristãos, precisamos exercitar esse ministério na nossa vida, o ministério do falar. Muitos buscam conhecimento, dons disso, dons daquilo, não é errado em si, buscar os dons espirituais, pois o apostolo Paulo nos exorta a esse feito. 1Co. 12.31. Cuidado com os comentários críticos sobre outras pessoas, pois isso está relacionado com pecaminosidade. Uma fé verdadeira se evidencia na ausência de fofoca, na ausência de palavras hostis, na ausência de reclamação, na ausência de ofensas. A fé autentica produz mudanças na vida de quem vive uma vida real e intima com Deus.
Como cristão há bastante tempo, percebo que este é um tema que sumiu de nossas igrejas, exortar aos cristãos ao domínio da língua, o que tem de fofoqueiros dentro das igrejas é uma coisa séria. Se pararmos para analisar todas as contendas que existe dentro de nossas igrejas, quando chegarmos ao fim da análise ou da investigação, nós não teremos surpresa alguma. (fofoca). Este e um dos males que tem afetado a igreja do Senhor Jesus.
Refletindo com um Pr. De nossa igreja, chegamos a uma conclusão que, muitas vezes quando vemos uma pessoa possessa de espíritos demoníacos, muitos ficam com medo, às vezes sonham tem pesadelos, quando vê uma cena desse tipo. Mas se observarmos a possessão demoníaca com outro ângulo, o devemos temer e vigiar o tempo todo é com as ações de satanás nas mentes fracas que dão lugar a fofoca, contenda, discórdia, disse-me disse, etc. Essa é uma possessão diabólica feroz, quando satanás se apossa de uma língua felina, de uma mente depravada, de um ser que não dar lugar ao Espírito Santo de Deus.
II – O FALAR EVIDENCIA A MATURIDADE DO CRISTÃO Tg. 3. 2-4
Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça
em palavra, o tal é perfeito, e poderoso para também refrear
todo o corpo. Ora, nós pomos freio nas bocas dos cavalos,
para que nos obedeçam;
 e conseguimos dirigir todo o seu corpo.
Vede também as naus que, sendo tão grandes, e levadas
de impetuosos ventos, se viram com um bem pequeno
 leme para onde quer a vontade daquele que as governa.
Ao nos convertermos, todos nós estamos num processo de crescimento. Nascidos do alto de Deus.
Jo. 1.12;
Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de
serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;
Jo. 3.13
Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu,
o Filho do homem, que está no céu.
Somos geração de Deus um povo santo e escolhido por aquele que criou todas as coisas assim nos diz o apostolo Pedro. Somos nação santa, um povo de propriedade exclusiva de Deus. 1 Pe. 2.9; Tg. 1.18. Assim como o filho traz as marcas genéticas de seus pais, ais quais se acentuam na medida em que vai crescendo. E se somos filhos de Deus, as evidencias características tem que surgir de acordo com o nosso crescimento espiritual. Como cristãos precisamos trazer em nossas vidas as marcas do caráter de Cristo Jesus. Por que esse processo tem início quando nos convertemos. E o alvo de Deus para nó é que sejamos perfeitos, como Ele é perfeito, manifestando seu caráter em nossa vida. Rm. 8.29. Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.
III – O FALAR EVIDENCIA QUALIFICAÇÃO PARA ENSINAR Tg. 3.1
Alguém para estar na condição de mestre deve ser aprovado no seu falar, sabendo que os mestres serão julgados com maior rigor, onde quer que estejam ensinando. Essa posição, que aos homens parecem ser de destaque, de reconhecimento, de honra, exige muitas horas de estudos, dedicação e comunhão com Deus. Não é simplesmente ler um texto e explicar da maneira que eu acho ou entenda que deve ser daquela maneira, mas tem que ser ensinada a luz da Palavra de Deus. Para saber o que deve se ensinar, precisamos estar ligados com Deus e tendo o auxilio do Espírito Santo de Deus que é o espírito da Verdade.
Há três verdades acerca do falar que devem ser administradas.
1.      A língua é potencialmente destrutiva, mas também edificante vs. 5,6 e 9. Tente acender uma fogueira ou queimar um trecho de uma mata numa época de seca! Fazendo isso veremos o poder destrutivo do fogo, e a dificuldade de se apagar essas chamas. Assim é o poder destrutivo da língua... Realmente a língua é fogo! O caráter de uma pessoa reflete-se no seu falar, e determina se haverá benefícios para ela, assim como para os que o cercam. Pv 18.21; 13.3; 11.9-11. Uma das formas de demonstrar amor fraternal é abençoando o nosso próximo. Rm. 12.14.
2.     A língua não pode ser controlada pelo homem, mas pode ser controlada por Deus. Vs 7-9. O plano de Deus era que o homem fosse correagente da criação. Você já deve ter visto como o homem domina todos os tipos de animais e feras. Diferente dos animais a língua é indomável. O que fazer quando vive com algo indomável? Pedir que Deus a controle por nós, que ele controle o nosso falar. Sl. 141. 3. Põe, ó SENHOR, uma guarda à minha boca; guarda a porta dos meus lábios.
3.      A língua é ambígua – afeta negativamente o que é bom. Vs. 10-12. Destaca-se aqui a incompatibilidade entre uma coração puro, de onde procede as fontes da vida. Pv. 4.23. Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida, e palavras impuras. Aqueles que foram transformados pelo Espírito Santo de Deus, devem manifestar integridade e pureza de coração, através de palavras puras e edificantes. As perguntas nos versículos 11 e 12 exige uma resposta negativa. Se fosse possível jorrar os dois tipos de água da mesma fonte, qual sabor prevaleceria? Qual seria o sabor dessa água? Com certeza o amargo seria o mais forte. O ruim estraga o bom.
Conclusão
É impossível ser religioso, ser um cristão autêntico, se o nosso falar não estiver marcado pelos princípios e pelo caráter de Deus. Se alguém se diz cristão, mas não refreia a sua língua, vive uma religião falsa. Não podemos ser indiferentes a este assunto, pois se o nosso falar é inconveniente, estamos sendo cúmplices do diabo.
1 Pe 3. 8-12
Não tornando mal por mal, ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo; sabendo que para isto fostes chamados, para que por herança alcanceis a bênção.
Porque Quem quer amar a vida, E ver os dias bons, Refreie a sua língua do mal, E os seus lábios não falem engano.
Cl. 3. 16,17
A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração.
E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.
Ef. 4.29
Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem.
Salmos 141 1-10
[Salmo de Davi] SENHOR, a ti clamo, escuta-me; inclina os teus ouvidos à minha voz, quando a ti clamar.
Suba a minha oração perante a tua face como incenso, e as minhas mãos levantadas sejam como o sacrifício da tarde.
Põe, ó SENHOR, uma guarda à minha boca; guarda a porta dos meus lábios.
Não inclines o meu coração a coisas más, a praticar obras más, com aqueles que praticam a iniquidade; e não coma das suas delícias.
Fira-me o justo, será isso uma benignidade; e repreenda-me, será um excelente óleo, que não me quebrará a cabeça; pois a minha oração também ainda continuará nas suas próprias calamidades.
Quando os seus juízes forem derrubados pelos lados da rocha, ouvirão as minhas palavras, pois são agradáveis.
Os nossos ossos são espalhados à boca da sepultura como se alguém fendera e partira lenha na terra.
Mas os meus olhos te contemplam, ó DEUS o Senhor; em ti confio; não desnudes a minha alma.
Guarda-me dos laços que me armaram; e dos laços corrediços dos que praticam a iniquidade.
Caiam os ímpios nas suas próprias redes, até que eu tenha escapado inteiramente.
Que Deus nos ajude a refreia a nossa língua, e que a possamos usar para o louvor de sua gloria.
Jesus te ama e tem na sua vida uma esperança!!!
Josias Sillva.
Javé Nisi.

Nenhum comentário: