terça-feira, 28 de maio de 2013

Para quem não sabe? A Bíblia é inspirada por Deus? Dia 28-05-2013. Terça-feira.

A BÍBLIA É A PALAVRA INSPIRADA POR DEUS?
Os manuscritos que compõem a Palavra de Deus, os quais superam os entendimentos humanos, foram incorporados na maior  obra literária de todos os tempos: “a Bíblia Sagrada”
A busca pela verdade e a guarda da Palavra de Deus no coração, representa um sério compromisso para todos quantos se enveredam pelo “caminho que conduz à vida eterna.”
“A Bíblia é o livro mais perfeito porque foi inspirada por Deus e não pode ser desprezada por nenhum ser humano; todos têm que ler suas inspiradas páginas e aprender seus maravilhosos ensinos.”
 A Composição da Bíblia
A palavra portuguesa Bíblia, é procedente do vernáculo grego “Bíblia”, que significa “pequenos livros”, sendo o plural de “Biblion”. A origem dessa palavra foi derivada da cidade fenícia Biblos (no V.T. Gebal), antigo e importante centro produtor de papiro, papel antigo. No literal, a palavra grega quer dizer quer dizer “coleção de pequenos livros”. Eis os nomes canônicos contidos na Bíblia:
- A Palavra de Deus .................................................................................. Hebreus 4:12
- A Escritura de Deus ................................................................................ Êxodo 33:16
- As Sagradas Letras ................................................................................  2 Timóteo 3:15
- A Lei ........................................................................................................ Mateus 12:5
 - A Escritura da Verdade ........................................................................... Daniel 10:21
- As Palavras da Vida ................................................................................ Atos 7:38
- Escrituras ................................................................................................. Mateus 21:42
- Sagradas Escrituras ................................................................................ Romanos 1:2
- Livro do Senhor ....................................................................................... Isaías 34:16
- Oráculos de Deus .................................................................................... Romanos 3:2

     Divisões literárias da Bíblia
          a) Os dois Testamentos
          A Bíblia é uma verdadeira coletânea de 66 livros, divididos em duas porções essenciais: O Antigo Testamento composto de 39 livros e o Novo Testamento composto de 27 livros. O significado do vocábulo “Testamento”, é um acordo ou pacto, e vem do vernáculo grego “Diatheke”. No Antigo Testamento é usado o vernáculo hebraico “Berith”. Um pacto ou um acordo abrange responsabilidades entre duas partes concordantes no seu todo.
 b) Livros do Antigo Testamento
 É subdividido em 4 grupos. São eles:
- Lei (Pentateuco ou Torá escritos por Moisés)
Gênesis, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio.
- Históricos (12 livros)
Josué, Juízes, Rute, 1 e 2 Samuel, 1 e 2 Reis, 1 e 2 Crônicas, Esdras e Neemias. 
- Poéticos ( 5 livros)
Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cantares
- Profetas (17 livros)
Maiores (5 livros)
Isaías, Jeremias, Lamentações, Ezequiel, Daniel
Menores (12 livros)
Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias, Malaquias
c) Livros do Novo Testamento
É subdividido em 4 grupos. São eles:
- Evangelhos (4 livros)
Mateus, Marcos, Lucas, João
Histórico (1 livro)
Atos dos apóstolos
- Epístolas (21 livros)
Paulinas (13 livros)
Romanos, 1 e 2 Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, 1 e 2 Tessalonicenses, 1 e 2 Timóteo, Tito, Filemon
Gerais(8 livros)
Hebreus, Tiago, 1 e 2 Pedro, 1,2 e 3 João, Judas.
- Profético (1 livro)
Apocalipse
A Bíblia é, como já observamos, um conjunto de 66 livros escritos por cerca de 40 autores sob a inspiração do Espírito Santo, dentro de um período de 1.600 anos.
“ – Portanto, jamais a profecia teve origem na vontade humana, mas homens santos falaram da parte de Deus, orientados pelo Espírito Santo.” (2 Pedro 1:21 KJA)
  As línguas da Bíblia
a) Hebraico
Língua que foi escrita o Antigo Testamento, ou seja, a maior parte da Bíblia, com exceções em algumas passagens, que foram escritos em aramaico.
b) Aramaico
Era um idioma semítico, também chamado caldaico, pois era falado pelos caudeus.
Os trechos da Bíblia escritos em aramaico são: Esdras 4:8 à 6:18; 7:12 à 26 e Daniel 2:4 à 7:28
c) Grego
O Novo Testamento foi escrito originalmente no grego, com exceção do livro de Mateus, onde paira uma dúvida, que eruditos afirmam ter sido escrito em aramaico.
O grego do Novo Testamento era denominado “Koine”, ou seja, era o dialeto popular comumente usado pelos comerciantes, homens e estudantes, e não o grego clássico dos filósofos.
BIbliologia
Bibliologia é a doutrina que estuda a Bíblia sob seus aspectos e observações gerais. Sua leitura, seu estudo, sua estrutura, sua divisão em livros, capítulos e versículos, sua classificação, suas particularidades, seu tema central, sua tradução e preservação, sua história e cronologia, sua formação, sua autoridade como livro divino, sua autenticidade como Palavra de Deus, sua infalibilidade, sua integridade,  sua verdade. 
“A Bíblia é Deus falando ao homem; é Deus falando através do homem; é Deus falando como homem; é Deus falando em favor do homem; mas é sempre Deus falando!”
A Bíblia é superior a todos os livros existentes. É um livro sempre atualizado e inesgotável. Tem mensagem para ontem,  para hoje e para amanhã. Ela expressa a vontade de Deus, e ignorar a Bíblia é ignorar essa vontade.
Está escrito:
“ – Pois a Palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.” (Hebreus 4:12 AEC)
“ – Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça; a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente preparado para toda boa obra.” (2 Timóteo 3:16,17 AEC)
“ – Portanto, jamais a profecia teve origem na vontade humana, mas homens santos falaram da parte de Deus, orientados pelo Espírito Santo.” (2 Pedro 1:21 KJA)

O que a Bíblia ensina?
A Bíblia é inspirada por Deus , portanto, é exata e confiável. – 2 Timóteo 3:16
As informações contidas na Palavra de  Deus são práticas para a vida diária. – Isaías 48:17
As promessas de Deus contidas nas Bíblia se cumprirão com certeza. – Números 23:19
Conclusão
A Bíblia é a PALAVRA DE DEUS!!!
“ – A Bíblia é o livro mais perfeito porque foi inspirada por Deus e não pode ser desprezada por nenhum ser humano; todos têm que ler suas inspiradas páginas e aprender seus maravilhosos ensinos.” (Pr. Carlos Alberto Timóteo – Fundador da I.T.C.)

Nenhum comentário: