terça-feira, 11 de junho de 2013

Como saber a mordomia da mente e alma? Dia 11-06-2013. Terça-feira.

Col. 3: 1 Se, pois, fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. 2 Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra;
Introdução – A mente é responsável pelo destino da alma, por suas ações e omissões, pelo sucesso ou insucesso de cada pessoa. É o que mostraremos neste estudo;
O que é a mente? É o centro de nossas decisões e é formada pela inteligencia, vontade e emoções;Com a mente e atraves dos sentidos: Percebemos, entendemos, decidimos Mat. 13: 14 E neles se cumpre a profecia de Isaías, que diz: Ouvindo, ouvireis, e de maneira alguma entendereis; e, vendo, vereis, e de maneira alguma percebereis. 15 Porque o coração deste povo se endureceu, e com os ouvidos ouviram tardamente, e fecharam os olhos, para que não vejam com os olhos, nem ouçam com os ouvidos, nem entendam com o coração, nem se convertam, e eu os cure.
De nossas decisões para agirmos e reagirmos resultam nossos suscessos ou insucessos e do destino da alma.Ez. 18: 4 4 Eis que todas as almas são minhas; como o é a alma do pai, assim também a alma do filho é minha: a alma que pecar, essa morrerá. e 20 - 20 A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a iniquidade do pai, nem o pai levará a iniquidade do filho, A justiça do justo ficará sobre ele, e a impiedade do ímpio cairá sobre ele.
O que é a alma? É o sopro de Deus – Gn 2: 20 A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a iniquidade do pai, nem o pai levará a iniquidade do filho, A justiça do justo ficará sobre ele, e a impiedade do ímpio cairá sobre ele.
Começa a existir no ato da geração – Torna-se responsável por seus atos ao saber o bem e o mal – I Rs. 3: 9 Dá, pois, a teu servo um coração entendido para julgar o teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal; porque, quem poderia julgar a este teu tão grande povo?
Pode reconciliar-se com seu criador ou permanecer rebelde – Isa. 65 : 2 Estendi as minhas mãos o dia todo a um povo rebelde, que anda num caminho que não é bom, após os seus próprios pensamentos;
A mordomia (administração) da mente incluem: O reconhecimento da condição de pecador e reconciliar-se com o seu criador Rm. 5: 11 E não somente isso, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual agora temos recebido a reconciliação.
 A proteção da  alma acerca das tentações (pensamentos, leituras, do que ver I Co. 10: 12 e 13, das companhias que corrempem I Co. 15: 33 Não vos enganeis. As más companhias corrompem os bons costumes.
Como exercer a mordomia da mente? Buscando a sabedoria de cima- V  1 Se, pois, fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus, Andando em espiríto Gal. 5: 16 Digo, porém: Andai pelo Espírito, e não haveis de cumprir a cobiça da carne.
Agradando-se do Senhor e se Deixando dirigir por Ele. Sal. 37: 5 e 7.
Conclusão  Convites para reconciliação com Deus: obtendo o dom da salvação ou para purificação da injustiça.
Jesus te ama e tem na sua vida, uma esperança!!!

Nenhum comentário: