sábado, 15 de junho de 2013

O que pode impedir dos sonhos de Deus se cumprirem? Dia 15-06-2013. Sábado.

Pr. Marcelo Almeida 
Introdução
Todas as pessoas, crentes ou não, vivem a procurar por três coisas em suas vidas: significado, relevância, satisfação. Aquele que é atleta não busca o último lugar e sim a medalha de ouro. Por que você estuda, trabalha muito, compra um carro, compra uma gravata, escolhe uma mulher, aceita relacionar-se com alguém, gera filhos, educa esses filhos, busca a Deus, prega o Evangelho? Porque através disto se busca significado, relevância e satisfação. Um outro nome dado a essa busca é sonho. Qual é o seu sonho? O que você está disposto a fazer para realizar este sonho?
Esaú era o filho mais velho de Isaque e tinha o direito de herdar a promessa. Este direito era o sonho de Deus para Esaú, que o levaria a cumprir todo propósito como canal do Espírito Santo. Mas, ao invés de acreditar e valorizar o sonho, Esaú abriu mão da promessa da herança e deixou de cumprir o sonho que Deus tinha para ele, visto que ficou a olhar para as circunstâncias. Com base na história de Esaú, vamos analisar seis características que impedem os sonhos de Deus de se cumprirem.
1.     Falta de coração
Esta é uma característica de pessoas que só servem a Deus ‘da boca para fora’. Esaú era religioso e não tinha o coração para Deus, porém Jacó recebeu o cumprimento dos sonhos. Tome cuidado se você não traz seu coração para onde Deus quer: você há de perder a promessa de Deus. Você só terá a bênção de realizar o sonho de Deus se o seu coração estiver alinhado com o propósito de Deus. “Esse povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim” (Isaías 29:13). Cuidado para não ser um mero religioso, que se caracteriza com uma vida espiritual rasa, onde Deus acaba a resistir.  Não faça como Esaú que não teve multiplicação, não foi abençoado. Faça como Jacó, que valorizou a promessa e obteve prosperidade, bênçãos e uma grande herança.
2.     Visão natural da vida e dos acontecimentos
Esaú não se importava com os propósitos de Deus. O que lhe interessava era saciar a sua fome, resolver seu problema imediato. Esaú tinha uma visão natural das circunstâncias. Não conseguiu ver o alinhamento de Deus na sua vida. A pessoa que não entende que Deus está a alinhar os factos que acontecem em sua vida tende a buscar culpados, fica a remoer o passado, nunca resolve seus problemas. Você entende que Deus está por trás de tudo que está a acontecer na sua vida? A sua visão é natural ou espiritual? A Palavra diz que “Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, para aqueles que foram chamados segundo o propósito” (Romanos 8:28). Por isso, encare os problemas de frente, seja um resolvedor de problemas, para não se tornar o próprio problema. Não se prenda às circunstâncias de uma forma natural. José só teve sensibilidade espiritual pelo facto de, um dia, ter sido vendido como escravo. Pessoas que não sofrem são superficiais, são privadas da chance de amadurecer. Enfrente as circunstâncias por mais difíceis que sejam como algo sendo alinhado para o cumprimento do propósito de Deus. Seja espiritual!!!
3.     Incredulidade
Não é na base do que vemos que vivemos. “Visto que andamos por fé, e não por aquilo do que os olhos vêem”, diz a palavra. Creia nos sonhos de Deus. Deus aguarda que você creia, pois o crer é um ato de escolha, é um voto de confiança a Deus. Incredulidade também é crer, mas crer no diabo. Você escolhe em quem crer e isso há de trazer consequências: os sonhos de Deus se cumprem ou não. A fé abre portas que a incredulidade tornava fechadas. Saiba que você existe para cumprir o propósito, mesmo que você não veja nada à sua frente, simplesmente creia nas promessas de Deus para a sua vida!
4.     Motivação errada
A motivação de Esaú era interesseira, pois estava a olhar somente para o homem. Várias pessoas dependem exclusivamente de homens: políticos, pessoas de destaque, padrinhos, etc. A motivação correta é de se parecer com Jesus. O caráter do diabo é arrogante, mas o de Jesus é humilde. Um relacionamento motivado por interesses, manipulação de pessoas e fazer-se de “coitadinho” são atitudes de quem não depende da provisão de Deus. Qual a motivação que te traz para o sonho de Deus?
5. Comodismo e acomodação
O comodismo é ser uma pessoa preguiçosa, enquanto que a acomodação é quando o comodismo virou um traço de caráter, quando você não se dispõe a aceitar desafios. A alternativa que você tem é romper com o comodismo e a acomodação. Você precisa aceitar as pressões (liderança, problemas, necessidades, dor, enfermidades, perdas) e enfrentar o desconhecido. Decida sair da sua zona de conforto: a insegurança leva você a depender de Deus.
6. Falta de resposta a Deus
Deus espera que você conclua seu passado e prossiga. Você desonra a Deus quando você deixa que a memória do seu passado determine o seu futuro. Deus espera que você tenha uma atitude: negue a si mesmo, perdoe, conclua seu passado, aceite as pressões, enfrente os desafios. Já que é para fazer, faça bem feito! Chegou o momento de zerar o seu marcador, porque Deus tem um sonho para a sua vida.
Conclusão
Não permita que os sonhos de Deus sejam impedidos na sua vida por não ter um coração totalmente entregue a Deus. Tenha uma visão espiritual das circunstâncias à sua volta; creia naquilo que Deus diz a seu respeito. Gere no seu coração motivações corretas, que agradem a Deus; aceite os desafios, as pressões que o próprio Deus está a permitir para o seu crescimento. Livre-se do comodismo, saia da sua zona de conforto, dê respostas certas a Deus e às autoridades constituídas. Este é o tempo dos sonhos de Deus se cumprirem. A única pessoa que pode impedi-lo de cumprir os sonhos de Deus é você mesmo!
Jesus te ama e tem na sua vida, uma esperança!!!
Ass: Sheila Yara...

Nenhum comentário: