sexta-feira, 31 de maio de 2013

O selo de amor que Jesus colocou no seu coração!!! Dia 31-05-2013. Sexta-feira.



A humanidade, infelizmente, está longe de viver esse amor. E por uma razão bem simples: o “amor”, que as pessoas do mundo oferecem, está associado a sentimentos e a reconhecimento por algo que é feito por nós, como uma maneira de retribuição, de prêmio. Mas o amor que CRISTO nos ensina é exatamente o contrário: é fazer o bem a quem nos faz mal, é estender as mãos a quem nos nega ajuda, é oferecer o tempo a quem diz estar muito ocupado para nos atender e ouvir, é dizer palavras de amor e de esperança quando ouvimos palavras caluniosas. Quando amamos com esse amor, ensinamos e abrimos uma porta de redenção e de bênção na vida do outro. Cada vez que sou perseguido, afrontado, injuriado, humilhado e injustiçado, mais eu procuro amar. O amor deve vencer o egoísmo, o ciúme, a inveja e deve ter por prioridade o ser que não quer saber de nós. Quando reflito sobre as palavras e as atitudes de JESUS, mais me constranjo a amar as pessoas que não merecem o meu amor. Porque eu também não fui nem sou merecedor do Amor de DEUS. Vivia pelo mundo, desgarrado, fazendo a vontade do mundo e da minha carne, desobediente, causando muito mal às pessoas, muitas das quais nem faziam por onde receber de mim tamanho malefício. Eu era devedor desse amor. Mas, o amor de DEUS, por infinita misericórdia, alcançou a minha vida, antes mesmo de eu amá-Lo. Por isso, Paulo escreveu: “Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossos delitos, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), e nos ressuscitou juntamente com ele, e nos fez assentar nas regiões celestiais em Cristo Jesus” (Efésios 2:4-6). Que tão grande amor DEUS teve e tem por nós! É a pergunta que os irmãos Ana e André Valadão fazem no refrão de uma linda canção: “Jesus, que amor é esse?” O apóstolo João em sua primeira Epístola bem o resumiu: “Nós o amamos porque ele nos amou primeiro” (4:19).
Um dos mais famosos ortopedistas do Brasil, Dr. Lídio Toledo Filho, foi vítima de assalto na Zona Norte do Rio de Janeiro, que o deixou paraplégico, em 31 de dezembro de 2007. Um dos momentos que mais me emocionaram foi quando a sua esposa, Silene de Araújo, algum tempo depois, em entrevista a um famoso programa de notícias, declarou amá-lo muito mais naquele estado, mesmo consciente de que o marido não mais andaria. Aquilo me comoveu! Quem seria capaz de amar um ser humano em estado vegetativo, deformado em sua fisionomia? Ela não o ama pelo que ele tem, nem financeiramente nem pela sua aparência, mas pelo que ele é, pelo fôlego que ainda sopra das suas narinas. O amor provado e medido quando não havia mais razão de ser pela lógica humana e pelos olhos naturais.
Outro exemplo marcante do amor verdadeiro está no testemunho de vida do Pastor Mardiel Santana. Sua esposa teve o crânio aberto mais de 17 vezes pelos médicos por problema de hidrocefalia e outras complicações. Muitos tinham o seu quadro como irreversível. A deformação na sua face era monstruosa. Mas Mardiel a amava verdadeiramente e por isso DEUS lhe deu forças para resistir além do que ele podia. Hoje, ele e sua querida esposa viajam o Brasil inteiro para testemunhar tão grande amor de DEUS pelas suas vidas e o verdadeiro amor que eles se amam. Em Nome de JESUS, não deixe de ouvir esse testemunho!
 O amor de DEUS que é manto para a nossa alma e que também deve cobrir o nosso coração. É com este amor que devemos amar o próximo: “Amem uns aos outros como eu vos amei” (João 15:12). Este amor deve estar desde os sapatos em nossos pés ao boné sobre nossa cabeça e invadir coração, mente, olhar, mãos, ouvidos, enfim, deve ser o nosso próprio respirar.
 Amar um marido e uma esposa quando ele ou ela nos aborrece, nos entristece e nos causa grandes dores. Amar um marido e uma esposa que abandonou o lar e insiste em desfazer-se do casamento. Amar um filho que dá muito trabalho, envolvido com drogas e furtos. Amar, neste caso, é a chave da libertação e da vitória. Quanto mais te acusam, mais você o (a) ama. Amar é dobrar os joelhos e clamar a DEUS pela vida daqueles que nos perseguem; é derramar lágrimas pelo outro, jejuar; pagar um preço de amor...
Amor é ser acusado injustamente ante um tribunal de homens e mesmo assim suportar tudo sem dizer uma só palavra. É carregar uma cruz nas costas pesadíssima e uma coroa de espinhos sobre a cabeça. É receber cusparadas no rosto, um caniço no pescoço, ser escarnecido, sofrer duras coronhadas na cabeça, humilhação pública, beber vinho misturado com fel e uma lança de ferro ser transpassada sobre o corpo até sair a última gota de sangue. Tudo sem ter culpa de nada. Tudo por amor de mim e de você; por amor e obediência ao Deus Pai Todo Poderoso. O amor que ressuscita ao terceiro dia. Sabe por quê? Porque ele é mais forte que a morte e nada é capaz de separá-lo: “Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Como está escrito: por amor de ti somos entregues à morte o dia todo; fomos considerados como ovelhas para o matadouro. Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou. Pois estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor” (Romanos 8:35-39).
Quem ama verdadeiramente é plantado em glória. É por isso que nós, que cremos e vivemos esse amor, fomos ressuscitados também com Ele, vencemos a morte: “Estou crucificado com Cristo, e já não vivo, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, que me amou e a se mesmo se entregou por mim” (Gálatas 2:20). Precisamos ser transformados por esse amor e fazê-lo o principal alimento da nossa vida. Não de sentimentos nem emocionalismo, mas de prática, assim como bem destacou João, conhecido como o apóstolo do amor: “meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade” (1 João 3:18). Não desejemos mais o falso amor das novelas, dos filmes, dos romances, o velho e fracassado amor das músicas seculares, revanchista, que causa solidão e que paga o mal com o mal; o pobre “amor” que despreza, que dá as costas, que trata com indiferença, que guarda mágoas e que dura um tempo certo. Esse, na verdade, não é o amor. O amor de CRISTO em nós “tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca acaba!” (1 Coríntios 13:7-8). Então que DEUS nos preencha desse tão grande amor!
Fernando César – Escritor, autor dos livros “Não Mude de religião: mude de vida!”, “Pódio da Graça”; “Antes que a Luz do Sol escureça” e da coleção “Destrua o divórcio antes que ele destrua seu casamento”, “Destrua o adultério antes que ele destrua seu casamento”, “Destrua a insubmissão antes que ela destrua seu casamento”. Também é líder do Ministério Famílias para Cristo. Jesus te ama e tem na sua vida uma esperança!!! O amor de Deus vai te curar, te levantar, te transformar, te capacitar e fazer de você alguém vitorioso(a), um amor que nem a morte conseguirá destruir!!!!!!!!

O poder do perdão!!! Dia 31-05-2013. Sexta-feira.


Perdoar é um dos atos básicos da fé cristã, pois, a nossa entrada na vida que Jesus Cristo nos ofereceu, só foi possível porque recebemos perdão de nosso Deus e Pai. Ele nos perdoou, mediante a obra de seu Filho feita na cruz, em nosso favor. Amor e perdão sempre caminham juntos.
“Deus é amor”, é a mais formosa definição que a Bíblia apresenta. E a maior prova do seu amor para conosco foi perdoar todos os nossos pecados. Porque ele nos ama ele nos perdoou. Perdoar é um atributo de Deus. 
 Perdoar é um mandamento da Palavra de Deus. Não é um sentimento, nem depende de nossa vontade ou emoção. A Palavra declara: “sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo vos perdoou” (Efésios 4.32); “Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, casa alguém tenha queixa contra outrem. Assim como o Senhor nos perdoou, assim também perdoai vós” (Colossenses 3.13).
 Quando Deus nos perdoou, pôs um fim à situação desastrosa em que nós nos encontrávamos, pois, estávamos condenados à morte como conseqüência do nosso pecado de desobediência. Ele nos chamou para uma nova vida, onde o amor e o perdão sempre têm a sua máxima expressão. Perdoada a nossa ofensa, o relacionamento amoroso que nos une ao Pai Eterno foi restaurado. Diante desse ato de misericórdia e amor imerecido devemos, do mesmo modo, estender perdão a todo aquele que nos ofender. O perdão de Deus deve gerar em nosso coração o desejo de perdoar incondicionalmente, tal com ele fez conosco.
Perdoar significa deixar de considerar o outro com desprezo ou ressentimento. É ter compaixão, deixando de lado toda a ideia de vingar-se daquilo que foi feito ou pelas conseqüências que sofremos.
A base sobre a qual exercitamos o perdão          
A base para o ato de perdoar é o completo e livre perdão que recebemos do Pai. Assim como ele nos perdoou, nós perdoamos. Como filhos de Deus o perdão que expressarmos, deve ser análogo ao seu perdão – “perdoando-vos uns aos outros como, também Deus, em Cristo, vos perdoou” (Efésios 4.32), ensina o apóstolo. É inconcebível viver sob o perdão de Deus sem perdoar ao próximo.
Quando Jesus ensinou os seus discípulos a orar, ele colocou um pedido ao Pai: “perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado os nossos devedores” (Mateus 6.12). É esse espírito de perdão que deve permanecer em nós. Se o Pai, antecipadamente, nos perdoou, quando não éramos merecedores, em gratidão ao seu amor perdoador, nós devemos, também, perdoar aos que nos ofendem. O perdão deve uma característica do nosso viver cristão. Se o amor perdoador de Cristo foi sacrificial – ele se deu por nós , da mesma forma o nosso amor deve se expressar dando-nos, em amor, por aquele que nos ofendeu.
Quando devemos perdoar
 Há dois momentos, em especial, que o perdão deve se expressar:
(1) – No momento em que fomos atingidos - injuriados, maltratados, ofendidos, perseguidos, etc. – O exemplo de Estevão mostra que ele perdoou no mesmo momento da agressão recebida (Atos 7.60) – “Então, ajoelhando-se, clamou em alta voz: Senhor, não lhes imputes este pecado”. Apedrejado até a morte, ele não pensou em si, pensou na situação dos agressores diante de Deus – perdoou-os e rogou por eles. Eis, aí manifesto o mais elevado e magnífico espírito cristão de perdão. Este primeiro mártir da fé cristã imitou o Senhor Jesus que orou na cruz: “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem” (Lucas 23.34).
(2) – Quando aquele que ofendeu pede perdão – Devemos estar preparados para perdoar, tão logo nos for solicitado o perdão. Deve ser uma atitude imediata e sem guardar ressentimento algum. Isso se expressará mais fácil na medida em que amadurecemos em nossa vida espiritual. O perdão tem de ser um ato de nossa vontade disciplinada. Ele não é um sentimento, nem é facultativo. Ele resulta de colocar a nossa vontade sob a vontade de Deus.
Quantas vezes devemos perdoar
 Essa foi a pergunta que Pedro fez a Jesus. A resposta do Senhor trouxe algo novo, demonstrando que já não estamos sob a Lei, estamos sobre a Graça de Deus. “Senhor, até quantas vezes meu irmão pecará contra mim, que eu lhe perdoe? Sete vezes? Respondeu-lhe Jesus: Não te digo que até sete vezes, mas até setenta vezes sete” (Mateus 18.21,22). Se a Lei determina um número de vezes para perdoar, o Evangelho de Cristo não determina números, determina a aplicação do amor em grau infinito.
Condições para recebermos perdão
   Perdoar para ser perdoado é o ensino de Jesus:
 “se, porém, não perdoardes aos homens [as suas ofensas], tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas”. (Mateus 6.15).
“Assim também meu Pai celeste vos fará, se no íntimo não perdoardes cada um ao seu irmão”  (Mateus 18.35).
 “E, quando tiverdes orando, se tendes alguma cousa contra alguém, perdoai, para que o vosso Pai celestial vos perdoe as vossas ofensas”  (Marcos 11.25)..
O perdão "a" nós mesmos
 Muitas vezes, antes de podermos perdoar os outros, devemos perdoar a nós mesmos. Habitualmente somos mais duros conosco do que com os outros. Devemos recordar que Cristo nos perdoou. Mateus 22.39 nos ensina: “Amarás ao teu próximo como a ti mesmo”. Precisamos sentir que ele nos ama e já nos perdoou. Para que isso ocorra, devemos lembrar a posição em que Deus já nos colocou: “nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus” (Efésios 2.6). Precisamos nos ver como somos aos olhos de Deus e não segundo os nossos incorretos sentimentos. Em Cristo está a nossa vitória.
Valor do Perdão
Perdoar é essencial ao nosso bem estar interno e ao testemunho externo da igreja. Sem esta prática as daninhas ervas da amargura, do ódio e do ressentimento impedirão de que representemos ao mundo, integralmente, o caráter de Jesus o nosso Senhor e Salvador. Amém. Jesus te ama e tem na sua vida uma esperança e Deus vai te capacitar e me capacitar para perdoarmos as afrontas do dia a dia e a maldade de quem desejou nos ferir e seremos livres interiormente e conseguiremos voar, como águia voa em nome de Jesus!!!
Como Cristã eu peço perdão de todo meu coração se magoei alguém e deixei o orgulho dirigir os meus pensamentos por alguns momentos de ira, quando alguém me feriu e me magoou, mas o poder do perdão é ser livre e voar tendo um coração e mãos limpas, diante de Deus, é lançar todo peso e carga e perseguições, diante de Deus, sabendo que Deus se encarregará de fazer justiça em nosso favor em nome de Jesus!!! Deus te abençoe!!!

O Pecado do orgulho e soberba humana!!! Dia 31-05-2013. Sexta-feira.

O orgulho foi o primeiro pecado cometido pelos seres humanos. Ele teve sua origem em Lúcifer, o filho da manhã, o qual o passou à mãe de nossa raça. É um pecado universal da raça humana, e tão natural ao homem pecador, que ele cresce no coração como mato num jardim. É um pecado com milhões de vidas; parece impossível matá-lo; brota naquilo que devia envenená-lo; gloria-se em sua vergonha. O orgulho tem milhões de formas, e por causa de sua mudança perpétua não pode ser capturado. Parece impossível segurá-lo; e esse bicho escorrega de suas mãos e aparece de outra forma, mangando de sua perseguição inútil.
É um pecado inconsciente. Ninguém tem mais orgulho do que aqueles que pensam que não tem nenhum. Gloriar-se de humildade é tornar um banho de orgulho.
"Ao levar de sua cama de enxofre, quando raiou o dia, o Diabo foi passear para dar uma olhada em sua fazendinha confortável do mundo, e ver como ia seu rebanho.
Ele passou por uma chácara com uma garagem dupla, uma chácara de gentileza; e reconheceu com um sorriso, que seu pecado preferido é o orgulho que imita a humildade." (Robert Southey).
É um pecado perigoso. "Deus resiste aos soberbos", "O orgulho procede a destruição", etc. O orgulho é a tocha que ateia o inferno e toca fogo no mundo. Ele mataria Deus se isso pudesse encher seu trono, C. H. Spurgeon. É um pecado que afronta a Deus, acusando a justiça divina como Nabucodonosor fez e o anti-Cristo fará. Não é só o primeiro a chegar, mas o último a sair. Em seus últimos momentos de vida, John Knox teve um conflito violento com a sua justiça própria, apesar de ter pregado contra ela com toda sua força.
O orgulho é o cabeça da iniquidade. Não há nada horrível demais para ser cometido. Ele pega aquilo que é melhor e torna-o contra Deus. Vamos tentar acertar as flechas da verdade nesta coisa pegajosa, e que o Espírito Santo ponha veneno nestas flechas. Vamos dar uma olhada em algumas das coisas, que são boas em si, mas que são transformadas pelo orgulho contra nosso bem.
1. O ORGULHO DA RIQUEZA. É difícil ser rico e não ser orgulhoso. Deus disse ao rei de Tiro: "?eleva-se o teu coração por causa do teu poder", Ezequiel 28:5. Tiago 5:2 diz: "As vossas riquezas estão apodrecidas e os vossos vestidos estão comidos da traça". Lemos em 1 Timóteo 6:17: "Manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos, nem ponham a esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que abundantemente nos dá todas as coisas para delas gozarmos". As riquezas são boas em si, mas o orgulho as transforma em armadilhas. 1 Timóteo 6:9 diz: "Mas os que querem ser ricos caem em tentação e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína".
2. O ORGULHO DA BELEZA. A Bíblia diz em Ezequiel 28:17: "Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei, diante dos reis te pus, para que olhem para ti". Lúcifer era o querubim ungido na montanha (reino) de Deus. No cemitério da vergonha humana jazem muitas mulheres que caíram por causa da sua beleza. Cuidado com tua beleza, ó filha dos homens, pois o orgulho se oculta em teu seio, para tornar tua beleza contra ti!
3. O ORGULHO DA MORAL. Os homens falam sobre moral, porque têm um conceito muito insignificante sobre o pecado. Eles se acham bons, porque não cometeram o que o mundo chama de atos repulsivos de imoralidade. Mas ninguém é bom só porque não fez tantas coisas ruins como outras pessoas. A falha em reconhecer o pecado é pecado; menosprezar o pecado em pensamento é magnificá-lo na realidade; o maior pecador é aquele que pensa que não tem pecado. A justiça própria nega a Palavra de Deus e necessidade de sangue de Cristo para a salvação.
Spurgeon disse: "Amados, o orgulho é tecido na própria urdidura e trama de nossa natureza, e só nos livraremos dele quando estivermos enrolado em nossa mortalha. É de admirar que quando oramos - quando tentamos usar expressões humildes - estamos sendo traídos pelo orgulho. Um dia destes, achei-me ajoelhado e usando expressões tais como: "Ó Senhor, lamento-me diante de Ti, pois jamais deveria ser um pecador como eu sou. Jamais deveria ter me revoltado e rebelado contra Ti como fiz. Havia orgulho nisso; por que quem sou eu? Havia maravilhado nisto? Deveria saber que sou tão pecador, que não é de admirar que tenha me extraviado. Era de admirar que não fora pior, e crédito devia ser dado a Deus, não a mim. Por isso quando tentamos ser humildes, muitas vezes estamos mesmo correndo para o orgulho. Que assim é o que vemos todos os dias. Uma pessoa que é inimiga de Deus, orgulhosa de sua honestidade, e mesmo assim ainda rouba Deus; orgulhosa de sua castidade, e mesmo assim sabe que seus pensamentos estão cheios de lascívia e impureza; orgulhosa de elogio dos amigos, enquanto sabe que tem a culpa de sua própria consciência e a de Deus. É uma coisa estranha e espantosa pensar que o homem deva sentir orgulho, quando não há motivo para isto. Um bocado de barro vivo - depravado e sujo, um inferno vivo e ainda orgulhoso".
"Eu, o filho perverso de alguém que roubou o jardim de seu mestre, alguém que desperdiçou tudo o que tinha pelo suborno desprezível de uma única mordida! E ainda orgulhoso de meus ancestrais! Eu, que vivo da caridade de Deus, sentir orgulho de minha riqueza, quando não tenho nem mesmo um só níquel com o qual me abençoar, a não ser que Deus escolha me dar. Eu, que vim nu a este mundo, e nu vou sair! Eu, orgulhoso de minhas riquezas, que coisa estranha! Eu, tão selvagem como um jumentinho, um tolo que não sabe nada, orgulhoso de minha educação! Oh! que coisa estranha este tolo chamado homem, chamar a si mesmo doutor, fazendo-se o mestre de todas as artes, quando na verdade não é mestre de nada. E, oh! o mais estranho de tudo, é que o homem com um coração enganoso e cheio de toda espécie de concupiscência ruim, e idolatria, e adultério, e cobiça, ainda fale em ser um sujeito de bom coração, e glorie-se em si mesmo por ter pontos positivos a seu favor, o qual merece a veneração dos amigos, ou pelo menos alguma consideração do Altíssimo. Oh! natureza humana, esta então é tua própria condenação, que sejas tão insanamente orgulhosa, quando não é nada do que te orgulhares. Escreva abominável sobre isto. A glória abandonou para sempre a natureza humana. Ela é irremediavelmente louca, decrépita e depravada".
4. O ORGULHO DA ORTODOXIA.
Aqueles que entre nós conhecem algumas verdades a mais que os outros, não sabem o perigo que correm de estar cheios do orgulho da ortodoxia. Se tivermos uma sã consciência quanto à verdade de Deus, a glória pertence a Ele. Os que não conhecem a verdade são culpados, mas os que a conhecem, não devem se sentir elogiados. É a luz de Deus que vemos a luz.
Há outras maneiras de ficar orgulhoso também, observa elas também sem comentário.
5. O ORGULHO DA POSIÇÃO.
6. O ORGULHO DA ESPIRITUALIDADE.
7. O ORGULHO DA COMUNIDADE.
8. ORGULHO DA DENOMINAÇÃO.
O orgulho é egoísmo. amar a si mesmo. Adcock disse que havia 66 organizações no país, cujo propósito declarado era servir aos outros, e ainda assim havia mais egoísmo no mundo do que antes. Devemos agradecer tudo o que temos como vindo de Deus, em vez de acharmos que somos merecedores.
Cristo mostrou desprezo pelo orgulho humano. Ele mostrou Seu desprezo pelo orgulho das riquezas, vindo ao mundo de uma mãe pobre demais, tanto de riqueza como de posição social, para exigir um quarto na hospedaria. Ele mostrou Seu desprezo pelas bênçãos da comunidade, fazendo Seu lar na menosprezada aldeia de Nazaré. Também mostrou Seu desprezo pelo orgulho da posição social, comendo com publicanos e pecadores. Jesus mostrou Seu desprezo pelo poder político, recusando-Se a tornar qualquer partido no governo civil do mundo - recusando-Se, até mesmo, a ajudar a estabelecer um estado. Ainda mostrou Seu desprezo pelo orgulho da reputação sendo sentenciado à morte como um criminoso, numa cruz romana - Jesus Cristo desprezou a vergonha.
Tiago 4:6: "Antes da maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos; dá, porém graça aos humildes".
Provérbios 16:18: "A soberba procede a ruína, e altivez do espírito precede a queda".
Provérbios 11:2: "Vindo a soberba, virá também a afronta; mas com os humildes está a sabedoria".
1 João 2:16: "Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo".
Jesus te ama e tem na sua vida, uma esperança!!!

Coisas que Deus abomina!!! Dia 31-05-2013. Sexta-feira.

Provérbios 6:16-19 diz: "Seis coisas o SENHOR aborrece, e a sétima a sua alma abomina: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que trama projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal, testemunha falsa que profere mentiras e o que semeia contendas entre irmãos."
Aborrecer quer dizer sentir horror àlguma coisa. Abominar é detestar. Quando a Bíblia diz que Deus aborrece e abomina algumas coisas, devemos prestar atenção para evitar tais coisas em nossas vidas. Examinemos estas sete coisas que contradizem o santo caráter de Deus.
Olhos altivos
Olhos altivos são olhos elevados, altos, arrogantes, orgulhosos e presunçosos. Deus sempre condena a arrogância dos homens, pois ela contraria a sabedoria divina. Provérbios 8:12-13 diz: "Eu, a Sabedoria, habito com a prudência e disponho de conhecimentos e de conselhos. O temor do SENHOR consiste em aborrecer o mal; a soberba, a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu os aborreço." Isaías 2:1-5 profetiza sobre o estabelecimento da montanha da casa do Senhor, uma profecia claramente messiânica. No mesmo capítulo, ele mostra que Cristo viria contra a soberba e a arrogância dos homens (Isaías 2:12-17).
Um dos alvos na vida cristã é vencer a altivez. Paulo escreveu: "Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo, e estando prontos para punir toda desobediência, uma vez completa a vossa submissão" (2 Coríntios 10:4-6).
Língua mentirosa
Nesta lista de sete coisas que Deus aborrece, três são pecados da língua. Deus odeia a mentira. O mentiroso será castigado por Deus (Salmo 7:12-16). Muitas pessoas confiam na mentira, se achando capazes de enganar o mundo e até o próprio Deus. Na sua arrogância, elas não confiam no Senhor (Salmo 40:4). O servo de Deus abandona a mentira e busca a lei do Senhor (Salmo 119:163). Da mesma maneira que Deus aborrece a mentira, a pessoa justa também a aborrece (Provérbios 13:5).
Mãos que derramam sangue inocente
Deus sempre detestava a violência dos homens. Em Gênesis 6:13, a violência é citada como motivo para a destruição dos homens no dilúvio. Em Provérbios 24:1-2, aprendemos que o servo de Deus deve procurar ficar longe dos violentos: "Não tenhas inveja dos homens malignos, nem queiras estar com eles, porque o seu coração maquina violência, e os seus lábios falam para o mal." Poucos anos antes de usar a Babilônia para destruir a cidade de Jerusalém, Deus explicou seus motivos para esse castigo. Ele citou, entre os erros do povo, a terra cheia de violência (Ezequiel 8:17). Na nossa sociedade, a violência descontrolada é lamentável. Enquanto políticos prometem segurança nas ruas, a verdadeira solução será outra. Pais precisam ensinar seus filhos e cristãos precisam ensinar um ao outro sobre a necessidade de agir pacificamente num mundo repleto de crueldade.
Quando Deus falou de derramar sangue inocente, ele ajuntou a violência e a injustiça. Deus é perfeitamente justo, e qualquer injustiça é uma rejeição do caráter dele (Deuteronômio 32:4). A pessoa que condena o justo ou justifica o ímpio mostra injustiça e é abominável para o Senhor (Provérbios 17:15; 18:5). Para evitar tal injustiça, devemos lembrar do conselho do sábio em Provérbios 18:17 — "O que começa o pleito parece justo, até que vem o outro e o examina." O homem justo procura ouvir ambas as partes antes de julgar. Jesus disse: "Não julgueis segundo a aparência, e sim pela reta justiça" (João 7:24).
Coração que trama projetos iníquos
Os ímpios tramam contra os justos. Há tanta injustiça no mundo que pessoas boas ficam desesperadas. Mas, este quadro será invertido. Salmo 37:12-17 diz: "Trama o ímpio contra o justo e contra ele ringe os dentes. Rir_se_á dele o Senhor, pois vê estar_se aproximando o seu dia. Os ímpios arrancam da espada e distendem o arco para abater o pobre e necessitado, para matar os que trilham o reto caminho. A sua espada, porém, lhes traspassará o próprio coração, e os seus arcos serão despedaçados. Mais vale o pouco do justo que a abundância de muitos ímpios. Pois os braços dos ímpios serão quebrados, mas os justos, o Senhor os sustém."
Para entender melhor a atitude de Deus sobre o "coração que trama projetos iníquos", leia Salmo 50:16-23. Este trecho mostra que até pessoas que dizem ser servos do Senhor e até as que ensinam a palavra de Deus podem ser culpadas desse pecado. Não adianta pregar a palavra de Deus e usar a mesma boca para difamar irmãos. Não deve condenar os ladrões e adúlteros com a boca enquanto participa dos mesmos pecados.
Pés que se apressam a correr para o mal
Deus criou o homem para servir a ele. Devemos dedicar nossos corpos como sacrifícios vivos para fazer a vontade do nosso Criador e Redentor (Romanos 12:1-2). Nessa lista de coisas que Deus aborrece, os primeiros cinco itens descrevem partes do corpo (olhos, língua, mãos, coração e pés). O pecado é como imã que atrai os ímpios. Quando a pessoa cede à tentação e corre para o pecado, ela é rejeitada por Deus (Salmo 34:16). Salomão nos adverte sobre o perigo de entrar no caminho dos malfeitores: "Filho meu, não te ponhas a caminho com eles; guarda das suas veredas os pés; porque os seus pés correm para o mal e se apressam a derramar sangue" (Provérbios 1:15-16). O verdadeiro discípulo tem que aborrecer o mal e ser amigo do bem (Provérbios 8:13; Tito 1:8). Esses conceitos exigem um novo modo de pensar. Deus não pede meramente que não pratiquemos o mal, mas que o aborreçamos. Ele não quer apenas que façamos o bem, mas que o consideremos nosso melhor amigo. Que desafio!
Testemunha falsa que profere mentiras
Duas vezes nessa lista de sete itens, Deus inclui a mentira. Não podemos exagerar a gravidade desse pecado. Deus é verdade, e a mentira não vem dele (João 8:44). Mentiras não são brincadeiras. Temos que aprender falar a verdade sempre e exclusivamente (Efésios 4:25).
O que semeia contendas entre irmãos
Mais uma vez, encontramos nessa lista um pecado que envolve, principalmente, o uso errado da língua. Contendas são obras de maldizentes. "Sem lenha, o fogo se apaga; e, não havendo maldizente, cessa a contenda" (Provérbios 26:20). Há, infelizmente, pessoas neste mundo que se ocupam falando mal dos outros e semeando contendas. Deus detesta tal comportamento. Em Romanos 1:29, ele inclui contendas entre os piores dos pecados.
A soberba é uma das fontes das contendas que dividem irmãos. Provérbios 13:10 diz: "Da soberba só resulta a contenda, mas com os que se aconselham se acha a sabedoria." Provérbios 17:19 afirma o mesmo fato: "O que ama a contenda ama o pecado; o que faz alta a sua porta facilita a própria queda."
Contendas são fáceis a começar e difíceis a terminar. Como um pequeno buraco numa barragem facilmente sai do controle da pessoa que o fez, uma pequena contenda cresce de tal maneira que ninguém consegue freá-la. "Como o abrir_se da represa, assim é o começo da contenda; desiste, pois, antes que haja rixas" (Provérbios 17:14). A melhor maneira de resolver uma briga é não começá-la.
Conclusão
Durante mais de 20 anos de casamento, eu tenho aprendido uma coisa importante: quando amamos uma pessoa, procuramos evitar as coisas que ela não gosta. Quando Deus diz que detesta essas sete coisas, está dizendo que as pessoas que o amam farão tudo para tirar todos esses pecados da própria vida. Que Deus nos ajude a viver livre das coisas que ele abomina.
Jesus te ama e tem na sua vida, uma esperança!!! Que Deus te abençoe em nome de Jesus!!!
Dennis Allan

Incomparável amor!! Dia 31-05-2013. Sexta-feira.


Geralmente amor de uma mãe por seu filho é enorme, esse sentimento para alguns é até difícil de ser compreendido, devido à grandiosidade desse amor. Por causa do amor, as mães são capazes de fazerem coisas extraordinárias para proteger, cuidar e garantir o bem-estar dos seus filhos.
Deus compara o seu amor com o amor de uma mãe, mas o amor de Deus tem uma grande diferença do amor humano, pois ele é incomparavelmente maior. Esse amor o raciocínio humano não pode compreender, pois esse amor excede todo o entendimento (Efésios 3:19)
No livro de Isaías (49:15) Deus faz uma pergunta: Pode uma mãe se esquecer de seu filho que ainda mama? Sabemos que a probabilidade de isso acontecer é quase impossível. Mas Deus responde essa pergunta, dizendo que ainda que uma mãe se esqueça do seu filho, Ele não se esquecerá de nós, Ele nos ama e por isso não nos deixará sozinhos e desamparados, mas Ele estará sempre conosco.
Por isso, o Senhor Jesus é chamado de Emanuel, ou seja, Ele é Deus conosco em todo tempo. Seu amor é inexplicável, incalculável, indecifrável e eterno. Seu amor é como uma sombra que acompanha os seus filhos todo o tempo.
Existem várias formas de amor, e o amor de Deus é a mais sublime e perfeita forma, o amor de Deus em grego é agape, é um amor incondicional, que não exige nada em troca, nem espera recompensa.
Você e eu não fomos criados por acaso, mas nós fomos criados com um propósito! Deus nos escolheu antes da fundação do mundo, para sermos Dele e vivermos para Ele. Sabemos que o homem pecou, desobedecendo a Deus e por isso, nós fomos separados de Deus. Porém, mesmo assim, o amor de Deus por nós não acabou, e Deus sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou (Efésios 2: 4) provou o seu amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores (Romanos 5: 8) “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” João 3:16
Ninguém tem amor maior do que o amor de Jesus (João 15:13) e através do seu sacrifício podemos ter livre acesso a Deus, desfrutar do seu amor e sermos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. (Romanos 8:37).
Somente neste amor podemos ter segurança, pois nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem poderes, nem altura, nem profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor. (Romanos 8:38-39)
Ainda que nossos amigos nos abandonem, nossos familiares nos magoem e até nossa mãe se esqueça de nós, ainda assim, Deus não nos esquecerá, não nos abandonará e não nos deixará (Salmo 27:10),  porque com eterno amor Ele nos amou, um alto preço por nós Ele pagou e a sua essência Ele não pode negar e Deus é amor (I João 4:8).
Que possamos desfrutar desse amor em todo o tempo e expressar o amor de Deus, amando uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. (I João 4:7).
O amor é a maior evidência de que estamos em Cristo, o amor deve ser a nossa marca, o nosso perfume, nossa identidade.  
Paulo disse que apenas três coisas permanecem: a fé, a esperança e o amor. E que a maior delas é o amor (I Coríntios 13:13).
Jesus foi o exemplo perfeito de amor, agora nós devemos imitá-lo, expressando o seu amor aos outros, amando como Ele amou, com pureza e sem interesses, a todas as pessoas, independente de merecerem ou não, pois Ele nos amou sem que nada merecêssemos.
Que o Senhor nos faça crescer e dilate o seu amor em nossos corações, que cada atitude nossa reflita o amor de Deus, e que não tenhamos apenas a semelhança de Deus no nosso físico, mas que a cada dia possamos ser conformados a sua imagem (Gênesis 1:26a) e possamos viver como Ele viveu e amar como Ele amou. Amém!!!
Jesus te ama e tem na sua vida uma esperança!!!
Lídia Veras

O amor e seu processo de continuidade!!! Dia 31-05-2013. Sexta-feira.

Amor e seu processo de continuidade... 
Sempre que escutamos a Palavra do Senhor, por aquilo que Deus é, podemos ter um pouco de dificuldade, mas a Palavra do Senhor tem força. A palavra do outro pode passar pela falsidade, mas a Palavra de Deus não, pois é o Caminho. É como ir a um lugar sem ter um caminho a seguir, caso contrário, nos perderemos. 
Se quiser ser de Deus, terá que viver as duas vias do Senhor: ‘Amarás ao Senhor teu Deus e ao próximo como a ti mesmo’. 
O que você entende por esta palavra 'amor'? 
É impressionante o quanto o amor de Deus nos toca. Os poetas sempre tentaram decifrar o amor, mas nunca conseguiram. Assim como Luiz de Camões em seu poema: ‘O amor é um fogo que arde sem se ver, é ferida que dói e não se sente, é um contentamento descontente, é dor que desatina sem doer’. O amor não se poetiza. Quantas vezes sentimos o amor e não sabemos onde realmente dói? O amor é revelação, inauguração, tem o poder de ser novo com aquilo que estava velho. 
Jesus sabe da capacidade de olhar as coisas miúdas da vida, as que não damos valor, e aquelas que ninguém havia visto antes. Colocando os pés no seguimento de Cristo, ouvimos a Palavra para olhar a vida diferente: ‘Amar a Deus sobre todas as coisas’. E o que significa amar o meu próximo? O que significa olhar para o meu irmão e saber que nele tem uma sacralidade que não posso violar? Como posso descobrir este convite de Deus de abrir os olhos às pessoas? No dia de hoje, lhe proponho que acabe com os 'achismos' do amor. Por muitas vezes, em nome do amor, nós fazemos absurdos: sequestramos, matamos, fazemos guerra, criamos divisões. A primeira coisa que Deus precisa curar é o que nós achamos do amor. 
O amor nos dá uma força que nem nós mesmos sabíamos que tínhamos. É a capacidade que o amor tem de nos costurar. Quantas vezes olhamos para a objetividade do outro que nos motiva a sermos melhores. É o amor com suas clarezas e suas confusões. 
Hoje tem um jeito comum de trazer o que você tem de mais precário em sua vida e dar ao outro. Muitas vezes em nome do amor tratamos as pessoas como ‘coisas’. 
Quando Deus entra em nossa vida e entramos na vida de outras pessoas, temos que entrar como Deus, agregando valores. Caso contrário é melhor que eu fique de fora, porque você é um território que merece respeito. 
Essa Palavra de Deus é comprometedora. É fazer as pessoas amarem a Jesus pelo seu testemunho, a partir do momento em que você permite transmiti-lo, nesta realidade do dia-a-dia, ao acordar e dormir. 
Na passagem da sarça ardente (Ex 3,2) Deus se manifesta em uma árvore que pega fogo mas não é consumida. Esse é o amor de Deus: Quanto mais nós amamos, mais somos consumimos, e se estamos esgotados é porque amamos ‘de menos’. Vamos ficando sem o vigor, mas a sarça queima sem se consumir. O fogo do amor não queima, pois é um fogo que faz outro fogo, e a experiência do amor de Deus é feita pelo amor de um para o outro. Amar o outro é levar prejuízo. Quantas vezes você passou noites inteiras acordadas pelo seu filho? Quanto sono perdido? Isso é por amor. 
'Você precisa redescobrir a graça de se amar'
Você vai saber o que é amor quando você se consome, mas não se esgota. Você nunca vai dizer que está cansado de amar o seu filho. Você está cansada dos problemas causados pelo filho, mas não de amá-lo. 
Quantas pessoas que procuram e estão necessitadas do amor, mas em sua busca correndo atrás das micaretas e baladas? A busca do amor está aguçada. Está todo mundo querendo saber o que é o amor, e todos precisando de cura. Quantas pessoas foram amadas erroneamente, trazendo as marcas de um amor estragado. 
Quando alguém nos ama com um amor estragado, só se percebe em longo prazo. Como comer uma comida podre que vai dar um problema sério no futuro. Aquele desaforo, aquela traição, aquela mentira e o que você fez com tudo aquilo? Como aquilo repercutiu em você? Aquela experiência ruim que sofreu, onde está? 
Quando digo que amo a Deus, estou dizendo no avesso desta frase que amo a mim também. Nenhuma pessoa pode amar a Deus se não se ama. Nenhuma pessoa pode ter uma experiência com Deus se não for pelo amor a si próprio, pelo respeito por si mesmo. O amor a Deus passa o tempo todo pelo cuidado que eu tenho com a minha vida, com a minha história. 
Deus nos quer cuidados. Você precisa redescobrir a graça de se amar. Quanto você se ama? O que você ainda espera de você mesmo? Como você ainda se cuida? O quanto você ama a Deus? O que você faz por Ele? Quanto do seu tempo dedica a Ele? As mesmas respostas das primeiras perguntas valem para as segundas. O tempo em que você se dedica a Deus, dedica a você mesmo; pois a obra que Ele quer restaurada é você. 
‘Se quiser entrar em minha vida retira as sandálias, pois esse solo é santo’. O amor que tenho a meu Deus é um amor a mim mesmo. Deus quer ser glorificado através de mim. Não haverá a possibilidade de sermos santos se não retirarmos de nós as 'podridões'. Tenha coragem de tirar as histórias do passado que doem e que você as carrega até o dia de hoje. 
O alvo deste acampamento, não é o amor que você tem a Deus, mas é o amor que você tem a você mesmo, que é determinante para saber a sacralidade do outro. A gênese da nossa capacidade de amar o outro, está na incapacidade de não me amar. A conversão é um movimento contrário, para amar a si mesmo. É impossível uma pessoa que se ama se drogar, ou deixar uma outra pessoa jogar para dentro de si uma substância letal. Como sou capaz de amar o próximo como a mim mesmo, se ainda não me amo?
Faça caridade a você primeiro. Os seus amigos irão agradecer por você se amar. Quando o amor nos atinge, seremos mais felizes. Vamos experimentar da graça e dar a graça ao outro também. Um povo que se ama é um povo que sabe aonde vai. O amor a Deus e ao próximo é um amor a si mesmo. Eu ainda acredito no que Deus pode em mim. Volte a gostar de você! Jesus te ama!!!

Forças para continuar!!! Dia 31-05-2013. Sexta-feira.


Atos 23.11 que diz: Na noite seguinte, o Senhor, pondo-se ao lado dele disse: Coragem!
Na caminhada da vida sempre é preciso parar um pouco para se fortalecer e então continuar até o destino. Essa pausa muitas vezes não é intencional. São situações que se levantam como barreiras para nos parar um pouco. Em momentos como num tratamento de saúde, mudança de emprego ou outras crises, pode ser o tempo oportuno para renovar a vida e recomeçar uma nova etapa de maneira diferente.
Paulo estava vivendo um momento assim. A perseguição contra seu ministério se tornou tão forte que ele foi preso e desta vez parecia que seria o fim. Já tinha enfrentado o sinédrio e sabia o que queriam fazer com ele. Neste momento estava sozinho em uma cela fria e escura de uma fortaleza. Talvez aquela fosse sua última noite de vida.
Aos olhos humanos Paulo estava refém entre os interesses políticos dos romanos e judeus. Mas soube se aproveitar disso usando sua cidadania romana (Atos 22.25-28) visto que os judeus já tinham decido matá-lo (Atos 23.10).
Na verdade Paulo sabia que sua vida não estava nas mãos dos homens e sim nas mãos de Deus. Estava preparado para morrer com Cristo se fosse preciso (Filipenses 1.21). Neste momento em que Paulo pensava ser o fim, Jesus lhe apareceu novamente para fortalecê-lo.
Certamente você já tenha passado por dias assim. São momentos em que não sabemos se teremos forças para continuar. O coração precisa de esperança para viver.
Está precisando de forças pra continuar?
Vamos refletir nas palavras deste versículo e ver como Jesus nos fortalece quando mais precisamos:
1- Jesus está ao seu lado: “na noite seguinte, o Senhor, pondo-se ao lado dele”v.11a
No meio da noite, quando estava sozinho na escuridão úmida do calabouço, Paulo sente uma presença diferente com ele. O Senhor Jesus, a quem conheceu no caminho de Damasco, apareceu novamente para ele ali quando mais precisava de um companheiro.
Interessante que Jesus não ficou à sua frente ou acima dele, preferindo estar ao seu lado. Com este gesto, Jesus estava mostrando para Paulo que estava junto com ele, ombro a ombro. Isso é próprio da pessoa de Jesus Cristo que deixou os céus para se tornar humano e morrer pelos pecadores (Filipenses 2.6-8).
Jesus está contigo o tempo todo, mas quando você mais precisa aí que Ele se coloca do seu lado para que “quando passares pelas águas, eu serei contigo; quando, pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti” (Isaías 43.2). Nas oras difíceis Ele está mais perto ainda pra te ajudar.
Você acha que está sozinho?
Jesus está ao seu lado neste momento!                            
2- Jesus fala com você: “e disse: Coragem!” v.11b
Paulo reconheceu aquela voz firme e suave. Talvez sentisse algo como o calor do hálito do Senhor falando ao seu ouvido: CORAGEM! Que som maravilhoso. A voz de Jesus que tem autoridade sobre todas as coisas (Mateus 28.18) neste momento estava lhe dando uma ordem para ter coragem.
O coração de Paulo deve ter se enchido naquele instante. Como um balão de ar que estufa com o sopro, sua alma se recompôs com “alegria do senhor é a nossa força” (Neemias 8.10).  Aquela palavra de Jesus foi a força que Paulo precisava.
Uma só palavra de Jesus é o suficiente para reanimar sua vida. Deus com Sua Palavra criou todas as coisas (Hebreus 11.3). Por isso o que precisamos para ter forças é de ouvir a voz do Senhor.
Você já ouviu a voz do Senhor em seu coração?
Ore e peça ao Espírito Santo para falar com você!
3- Jesus te garante continuar: “pois do modo por que deste testemunho a meu respeito em Jerusalém, assim importa que também o faças em Roma” v.11c
Paulo estava em Jerusalém e tinha acabado de dar o testemunho de sua conversão, por isso foi preso (Atos 22). Jesus deu uma garantia para Paulo de que aquela não seria sua última noite de vida. Ele continuaria pregando. Da mesma maneira que Jesus o ajudou quando começou seu ministério, seria até o fim.
O Senhor Jesus apontou para Paulo o seu destino que seria dar testemunho do evangelho em Roma. Talvez nunca pensasse que chegaria tão longe. A promessa de Jesus se cumpriu. Jesus livrou Paulo de uma cilada dos Judeus (Atos 23.12-21) e ele foi protegido por “duzentos soldados, setenta de cavalaria e duzentos lanceiros” (Atos 23.23).  
Em sua caminhada até Roma testemunhou para o governador Félix e sua esposa Drusila (Atos 24.22-27), para o governador Festo (Atos 25.1-12) e para o rei Agripa e a rainha Berenice (Atos 26.1-23). Na viagem sobreviveu a um naufrágio (Atos 27.27-44) e finalmente chegou a Roma onde teve oportunidade de pregar (Atos 28.22-29) e teve uma vida normal “por dois anos, permaneceu Paulo na sua própria casa, que alugara, onde recebia todos que o procuravam, pregando o reino de Deus, e, com toda a intrepidez, sem impedimento algum, ensinava as coisas referentes ao Senhor Jesus Cristo” (Atos 28.30,31).
Jesus tem um plano de paz para você (Jeremias 29.11) e se você viver o propósito Dele em sua vida Ele te garante a vitória. Assim como mostrou para Paulo o que queria dele, também pode revelar a você onde quer que alcance pela fé. E pode te levar muito além do que você imagina porque Ele “é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós” (Efésios 3.20).
Você Já sabe o propósito de Deus para sua vida?
Vivendo o propósito de Deus, Jesus te garante a vitória!
Jesus te ajuda continuar!
-CONCLUSÃO:
Quando você achar que a caminhada está difícil e estiver desanimado lembre-se que Jesus está ao seu lado, Ele fala ao seu coração te dando coragem e te garante a vitória mostrando o propósito que tem para sua vida. 
Não desanime! Jesus está contigo e te ajudará até o fim!
Jesus te ama e tem na sua vida uma esperança!!!

quinta-feira, 30 de maio de 2013

O lugar do diabo!!! Dia 30-05-2013. Quinta-feira.

“nem deis lugar ao diabo” Efésios 4.25-32
-Introdução: Este texto deixa bem claro para não darmos lugar para o diabo em nossas vidas, antes devemos “resisti ao diabo e ele fugirá de vós” (Tiago 4.7). Quando arrumamos uma casa, procuramos um lugar para cada coisa com seus mínimos detalhes, desde onde colocar as chaves, o cantinho do cachorro, quartos e tudo mais. Com certeza você não deixaria um lugarzinho para o inimigo em sua casa.
Mas, onde é o lugar do diabo? A Bíblia diz que o lugar do diabo é no inferno onde há “o fogo eterno, preparado para o diabo e os seus anjos”(Mateus 25.41). Como o inferno não é nada agradável nem mesmo para satanás, ele fica a “rodear a terra e passear sobre ela” (Jó 1.7. e 2.2) procurando uma casa para ficar e quando encontra lugar na vida de uma pessoa (Lucas 11.24-26).
O outro lugar que a Bíblia diz para o diabo é “debaixo dos vossos pés”(Romanos 16.20). Então, para o crente é importante saber que o diabo não deve ter lugar em sua vida, deve resisti-lo, pisar sob os pés e mandar de volta para o seu lugar que é o inferno.
O diabo é como um rato, não precisa de uma porta inteira para passar, basta uma greta bem pequena que ele entra. Também não vive em lugares limpos e iluminados, prefere sujeira e escuridão. É um ladrão, assassino e destruidor por natureza (João 10.10). Por isso precisamos saber o que define um lugar apropriado para o diabo e tampar as brechas em nossas vidas.
Há alguma brecha em sua vida?
Vamos refletir no texto básico e aprender sobre sete brechas que devem ser tampadas para não dar lugar para o diabo:  
1- Mentira: v.25
A primeira brecha para entrado do inimigo em sua vida é a mentira. O diabo é o “pai da mentira” (João 8.44), portanto o mentiroso seria como um filho de diabo por seguir suas práticas. Muitos crentes são iludidos por inverdades e enganos que se divulgam a cada dia pelo mundo. A televisão e internet são exemplos de veículos que transmitem muitas mentiras para seduzir e enganar as pessoas, por isso precisamos nos firmar a cada dia mais na verdade libertadora da Palavra de Deus (João 8.32).
Não existe ‘mentirinha’, muito menos ‘mentira branca’ que seja justificável por um motivo qualquer. Tudo o que não for verdade é mentira, “não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes” (I Coríntios 15.33).
Existe alguma mentira em sua vida?
Conheça a verdade que é Jesus e seja liberto de toda mentira!                            
2- Raiva: v.26
Outra coisa perigosa para um cristão é a ira. Na hora da raiva, ficamos cegos e não vemos o que fazemos ou falamos. É na hora da ira que acontecem as piores coisas na vida de uma pessoa. Amizades e relacionamentos são destruídos, empregos são perdidos e até crimes são cometidos por causa da raiva.
A ira é como um pitbull que por mais que seja domado, nunca se pode confiar plenamente nele. Quando você menos imaginar ele pode ter uma reação negativa. Existem pessoas que guardam um pitbull no coração. O inimigo aproveita a brecha da raiva para destruir a vida de servos de Deus.
Por isso o apóstolo ensina para que “não se ponha o sol sobre a vossa ira”. Ou seja, você pode até ficar nervoso justamente, mas isso deve durar pouco tempo. Como por exemplo, se alguém te aborrecer pela manhã, que isso se acabe até à tarde e quando o sol se por já tenha passado. Infelizmente vemos pessoas que guardam raiva por dias, meses e até anos. Isso se transforma em “raiz de amargura” (Hebreus 12.15) que contamina e adoece pessoas. Portanto o melhor que temos a fazer é“deixa a ira e abandona o furor” (Salmo 37.8).
Como é possível tratar a ira? Evite situações de conflito para não alimentar a raiva no seu coração. Precisamos aprender com Jesus que é“manso e humilde de coração” (Mateus 11.28) e receber o fruto do Espírito Santo que é também é “mansidão e domínio próprio” (Gálatas 5.23).
Você tem guardado raiva em seu coração?
Abandone essa raiva e deixe Jesus te acalmar!
3- Furto: v.28
Um assalto é tomar algo de outra pessoa à força. Um roubo é pegar algo de alguém escondido. Já o furto é pegar qualquer coisa que não seja sua e usufruir. Deste modo podemos entender que ao pegar uma simples caneta de alguém pensando até em devolver depois, mas se esquecer de e quando perceber não importar pensando ser algo de pouco significado, mesmo assim é um furto.
Um outro tipo de furto é não entregar o Dízimo ao Senhor, pois“roubará o homem a Deus? todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubámos? nos dízimos e nas ofertas” (Malaquias 3.8). Quando não entregamos o que é de Deus, o inimigo encontra oportunidade para entrar na vida do cristão e também roubar tudo por que o diabo é ladrão (João 10.10).
Se você pega algo emprestado e não devolve ou se não é fiel nos dízimos concerte sua vida devolvendo tudo o que não é seu e então o diabo não achará esta brecha em sua vida.
Você furtou alguma coisa de alguém ou até de Deus?
Devolva tudo que não é seu para Deus te dar tudo o que te pertence!
4- Língua: v.29
A língua é outra brecha que se abre muitas vezes para que satanás entre em nossas vidas e destrua famílias. O apóstolo Tiago diz que “a língua, porém, nenhum dos homens é capaz de domar; é mal incontido, carregado de veneno mortífero” (Tiago 3.8) e que não adianta ser crente se não guardar a língua porque “se alguém supõe ser religioso, deixando de refrear a língua, antes, enganando o próprio coração, a sua religião é vã” (Tiago 1.26).
Por isso devemos fazer como o texto nos ensina a falar somente o suficiente e que edifique as pessoas, nunca falar demais ou coisas que não sirvam para edificação, de maneira que “a vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um” (Colossenses 4.6). O tempero do sal nunca pode ser demais e nem de menos para dar um sabor agradável ao alimento, assim também deve ser nossas conversas e “despojai-vos, igualmente, de tudo isto: ira, indignação, maldade, maledicência, linguagem obscena do vosso falar”(Colossenses 3.8).
Tome muito cuidado com fofocas e palavras duras que fala quando está nervoso para não machucar as pessoas. Aprendi que ‘não posso engolir novamente minhas palavras, então é melhor pensar antes de falar’ e que“a morte e a vida estão no poder da língua; o que bem a utiliza come do seu fruto” (Provérbios 18.21).
Jesus disse que somos contaminados por aquilo que falamos (Mateus 7.15). Por isso precisamos orar as palavras do salmista “Põe guarda, SENHOR, à minha boca; vigia a porta dos meus lábios” (Salmo 141.3).
Você tem dificuldades de segurar a língua?
Peça ao Senhor que te ajude a se controlar!
5- Entristecer ao Espírito Santo: v.30
O Espírito Santo de Deus, segundo este versículo, se entristece quando pecamos desprezando sua obra em nossas vidas.
O que é entristecer ao Espírito Santo? Quando desobedecemos à voz do Espírito Santo que fala aos nossos corações com amor (Isaías 30.22), ou não nos arrependemos dos pecados que o Espírito tenta nos convencer de nossos erros (João 16.8-11), quando não oramos e não buscamos a Palavra de Deus.
Exemplos bíblicos de pessoas que entristeceram ao Espírito Santo foram, Sansão que quebrou seu pacto com Deus ao brincar com o pecado (Juízes 16.14-20) e também Ananias e Safira que acharam que poderiam enganar a todos inclusive ao Espírito de Deus (Atos 5.3).
Então o que alegra ao Espírito Santo? Sendo Deus em Espírito, se alegra com nossa fé (Hebreus 11.6), quando vidas se convertem (Lucas 15.10), com a santificação (Hebreus 12.14), com a doação generosa (II Coríntios 2.9).
Você tem entristecido ao Espírito de Deus?
Busque fazer a vontade de Deus e estará alegrando ao Espírito Santo!
6- Maldade: v.31
Este versículo traz uma lista de coisas maldosas como a amargura que se enraíza e contamina o coração (Hebreus 12.15), a cólera que é uma raiva descontrolada, a ira que já foi falado sobre ela, gritaria ou discussões em tom alto dentro de casa, blasfêmias que são palavras mentirosas contra o próprio Deus e “bem assim toda malícia” que é ter um coração maldoso, desconfiado e com pensamentos ruins.
Deus não quer nenhuma destes sentimentos e comportamentos em nossas vidas. O inimigo luta por colocar maldades em nossos corações. Por isso é preciso ter cuidado com pessoas maliciosas que ficam querendo ‘abrir nossos olhos’ contra outras pessoas plantando a ‘sementinha do mal’ em seu coração. Foi isso que a serpente fez com Eva e Adão para lhes abrir os olhos para provar o fruto do bem e do mal (Gênesis 3.1-8).
A Bíblia ensina que Deus abomina a maldade e faz uma lista de “seis coisas aborrece o Senhor, e a sétima a sua alma abomina: Olhos altivos, língua mentirosa, e mãos que derramam sangue inocente; Coração que maquina pensamentos viciosos; pés que se apressam a correr para o mal;Testemunha falsa que profere mentiras; e o que semeia contendas entre irmãos” (Provérbios 6.16-19).
Existe alguma maldade em seu coração?
Peça ao Senhor Jesus para renovar e te dar um novo coração!
7- Falta de perdão: v.32
A última brecha que abre lugar para satanás em nossas vidas é a falta de perdão. Muitos cristãos não falam mentira, são mansos, não furtam, não falam coisas ruins, agradam o Espírito Santo servindo a Deus e fogem da maldade, mas se alguém lhes machucar, não conseguem liberar o perdão.
Jesus colocou o dever de perdoar ao próximo como condição para receber o perdão de nossos pecados “Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas.” (Mateus 6.14,15).
O perdão deve ser um exercício constante na vida do cristão. Jesus também ensinou que devemos perdoar quantas vezes for preciso (Mateus 18.21-25). A Igreja também é um lugar para praticar o perdão e todos os dias os irmãos devem conviver “suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se algum tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós, também” (Colossenses 3.13).
Não permita que satanás entre em sua vida pela falta de perdão. Quando você não perdoa alguém é como se estivesse algemada a ela, mas ao liberar o perdão ambos são livres. O inimigo sorri toda vez que consegue usar um crente para ofender outro e dá gargalhadas quando um cristão não perdoa seu irmão por que assim tem liberdade de entrar na sua vida e achar lugar pra te roubar as bênçãos da comunhão.
Existe alguém que você precisa liberar perdão? Jesus te ama e tem na sua vida, uma esperança e o Espírito Santo de Deus capacitará eu e você para vencermos todas as barreiras em nome de Jesus!!! Deus te abençoe!!!

Conhecendo nosso inimigo, satanás!!! Dia 30-05-2013. Quinta-feira.

A Paz do Senhor á todos. Quero trazer uma mensagem que vai ter ajudar a conhecer seu adversário, aquele que tenta de contínuo contra a vida do homem e tudo que se chama por Deus. Primeiro de tudo quem é nosso real inimigo? Satanás ? Correto! A bíblia do princípio ao fim mostra essa batalha contra o homem. Vamos ler Ez. 28.12-14 “Filho do homem, levanta uma lamentação sobre o rei de Tiro, e dize-lhe: Assim diz o Senhor Deus: Tu eras o selo da medida, cheio de sabedoria e perfeito em formosura. Estiveste no Éden, jardim de Deus; de toda a pedra preciosa era a tua cobertura: sardônica, topázio, diamante, turquesa, ônix, jaspe, safira, carbúnculo, esmeralda e ouro; em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados. Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas”. Sabemos quem é Satanás agora. Apesar de nosso adversário não mais ter formosura e glória, Deus não o destituiu de seu grande poder, astucia e sagacidade. O grande triunfo de satanás é fazer com que as pessoas acreditem que ele é apenas uma lenda, um mero personagem que não pode fazer mal algum. Outro grande erro causado pelo homem é subestimar o grande poder do inimigo. Muitos crentes cheios do Espírito, teimam em brincar com o inimigo, incitá-lo, desafiá-lo, sendo que a Palavra nos ensina totalmente ao contrário. Em Tg 4.7 diz: “Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós”. Esse é o que a bíblia ensina para todo o crente, ser submisso a Deus e deixar que Seu poder e grande glória de o pago ao diabo, da mesma maneira que fez o Arcanjo Miguel em Jd 6 “Mas o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo, e disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar juízo de maldição contra ele; mas disse: O Senhor te repreenda. Nosso compromisso na batalha diária não é desafiar a satanás e sim se sujeitar ao poder de Deus. 
Vejamos como exemplo todas as guerras que existiram, o que de mais importante podemos tirar como lição? Esses generais estudavam seus inimigos, montavam estratégias, levantavam seus pontos fortes e fracos e planejavam a hora de atacar e a hora de se defender. Para o crente é a mesma coisa, TODOS devem conhecer seu real inimigo, como ele age e como quer destruir o homem, a criação de Deus. Satanás é altamente destrutivo, a bíblia dá vários adjetivos a ele, como: SATANÁS = ADVERSÁRIO(Zc 3.1) - ACUSADOR(Ap 12.10) - DRAGÃO(Ap 12.7) -  DIABO = DIFAMADOR(1Pe 5.8) - HOMICIDA e MENTIROSO(Jo 8.44) - SEDUTOR(Ap 20.10) -  DESTRUIDOR (Ap 9.11) - TENTADOR (Mt 4.3) e MALIGNO (Mt 13.38). Ao contrário de nosso adversário que só pode causar o mal nosso, Jesus é atribuído pela bíblia como: - Cordeiro de Deus  -  Príncipe da Paz  - Alfa e ômega  - Autor da vida – Ungido  - Emanuel (Deus conosco). Satanás pela sua personalidade e essência tem por objetivo apenas a destruição do homem e se opor a todas as coisas de Deus. Em Jo 10.10 Satanás vem apenas para roubar, matar e destruir, mas Jesus vem para que os homens tenham vida e vida em abundância. A estratégia do inimigo é muito mais organizada do que imaginamos, seus propósitos são 1.Causar dor e sofrimento - At 10.38; 2. Colocar maus propósitos no coração -  Jo 13.2; At 5.3; 3. Acusa os servos diante de Cristo - Ap 2.10; 4. Impedir a realização de planos -  1Ts 2.18; 5. Tentar atormentar os servos de Deus - Lc 22.31; 2Co 12.7; entre outros inumeráveis planos contra os homens e as ações de Deus. Na parábola do semeador, Jesus ilustrou como satanás busca arduamente retirar do coração do homem a Palavra da salvação. Mt 13.3-9 “Escutai vós, pois, a parábola do semeador. Ouvindo alguém a palavra do reino, e não a entendendo, vem o maligno, e arrebata o que foi semeado no seu coração; este é o que foi semeado ao pé do caminho. O que foi semeado em pedregais é o que ouve a palavra, e logo a recebe com alegria; Mas não tem raiz em si mesmo, antes é de pouca duração; e, chegada a angústia e a perseguição, por causa da palavra, logo se ofende; E o que foi semeado entre espinhos é o que ouve a palavra, mas os cuidados deste mundo, e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera; Mas, o que foi semeado em boa terra é o que ouve e compreende a palavra; e dá fruto, e um produz cem, outro sessenta, e outro trinta”.  
Não existe idade ou tempo, nosso adversário lutará contra aqueles que tentamos converter, os recém convertidos, os santos de carreira na fé, não importa, mas existe aqueles que vencem, os que dão fruto, um cem, outros sessenta e outros trinta. Satanás conhece a palavra de Deus mais do que qualquer ser humano que já existiu ou existirá. Desta forma quando Jesus foi tentado no deserto ele á usou contra o Senhor, mas diante de todos esses fatos, Jesus nos ensinou como podemos vencer nosso adversário. Está em Mt 4.1.11 - Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome; E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães. Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus. Então o diabo o transportou à cidade santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo, E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces em alguma pedra. Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus. Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles. E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás. Então o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos, e o serviam. Jesus usou a própria Palavra contra satanás. Veja que no primeiro momento quando o diabo mandou que Jesus transformasse as pedras em pães, o Senhor mostrou que a palavra é suprimento do homem, o que o sustenta, pois não só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus. Jesus no segundo momento á usou como defesa, dizendo quando foi induzido e provocado, “também está escrito, não tentarás o Senhor teu Deus”. E por último Jesus á usou como ataque, dizendo: “Vai-te satanás...”. Jesus derrotou satanás naquele momento com a própria palavra de Deus e isso devemos fazer de contínuo em nossa vida. Nosso inimigo virá ferozmente contra nós, sempre no intuito de nossa queda e derrota e o crente prudente e sábio na palavra de Deus terá a vitória, pois não se deixará seduzir com as mentiras do diabo, com qual astúcia também tentou á Jesus. Se tentou ao próprio Senhor, o que dirá de nós? Sejamos prudentes e sábios, sabendo do grande poder do inimigo para não subestimá-lo e menosprezá-lo, mas também saber de nosso poder em Cristo Jesus para não sermos intimidados por ele, sabendo que nossa vitória está no poder do sangue de Jesus. Paulo em Efésio 6.10... em diante, mostra contra quem lutamos, nossas armas e como usá-las, usemos dela no dia a dia, assim teremos vitória sobre o inimigo, se com prudência, sabedoria e santidade estivermos com Deus e sua palavra, nenhum poder das trevas poderá contra os escolhidos do Senhor. Medite na Palavra de Deus, estude ela de contínuo, saiba que ela te faz conhecer a vontade de Deus e Sua Justiça.
 Jesus te ama e tem na sua vida, uma esperança!!!!

Quem será que vai para o inferno? Dia 30-05-2013. Quinta-feira.


Sabemos que a Palavra de Deus nos alerta sobre os perigos que o mundo nos traz e qual as conseqüências disso, assim como temos referência no livro de Tiago “Adúlteros e adúlteras, não sabeis que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus” (Tg 4.4). Deus já tem mostrado o fim daqueles que amam o mundo mais do que o Senhor, mas quem vai para o inferno?. Vejamos a primeira classe! “Os ímpios irão para o Seol, sim, todas as nações que se esquecem de Deus” (Sl 9.17), sim, ÍMPIO, quem vive na prática do pecado e não aquele que peca e TODOS AQUELES QUE SE ESQUECEM DE DEUS, isso mesmo, aqueles que se esquecem de Deus, pessoas que já tiveram experiências com Deus e o abandonaram, se desviaram, deixaram a fé. Em Hebreus, temos a complementação disso, em mantermos firmes em Cristo “Vede, irmãos, que nunca se ache em qualquer de vós um perverso coração de incredulidade, para se apartar do Deus vivo; antes exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado; porque nos temos tornado participantes de Cristo, se é que guardamos firme até o fim a nossa confiança inicial” (Hb 3.12-14). Outra classe são aqueles que estão afastados do Evangelho, conheceu a Deus e abandonou por causa do pecado “Porquanto se, depois de terem escapado das corrupções do mundo pelo pleno conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, ficam de novo envolvidos nelas e vencidos, tornou-se-lhes o último estado pior que o primeiro. Porque melhor lhes fora não terem conhecido o caminho da justiça, do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado. Deste modo sobreveio-lhes o que diz este provérbio verdadeiro; Volta o cão ao seu vômito, e a porca lavada volta a revolver-se no lamaçal” (2Pe 2.20-22). Parece brincadeira, mas muitas pessoas fazem hoje em dia com Deus exatamente o que relata Paulo a Timóteo “Pois Demas me abandonou, tendo amado o mundo presente, e foi para Tessalônica, Crescente para a Galácia, Tito para a Dalmácia” (2Tm 4.10), quem abandona Deus por causa dos prazeres do mundo, está correndo sérios riscos, abra seus olhos e passe a trilhar seus caminhos no Senhor novamente. Uma observação a você, se queremos saber a verdade de alguma coisa pela ciência, experimentamos, testamos, na igreja, buscamos a Palavra de Deus, a verdade não pertence a nenhuma denominação de igreja, mas sim a Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada, se quer descobrir algo de Deus, leia as Escrituras Sagradas. Mas quem mais vai para o inferno? “Mas, quanto aos medrosos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos adúlteros, e aos feiticeiros, e aos idólatras, e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago ardente de fogo e enxofre, que é a segunda morte” (Ap 21.8). Dividiremos então essas classes. 1º (Tímidos), quem tem medo de proclamar o evangelho, aqueles que também sempre dizem que não está na hora de aceitar a Jesus ainda. 2º (Incrédulos), não acredita em nada, nem em inferno, nem céu, nem em salvação, quer pagar pra ver? Então vai ver! Só acredito em Deus se ele aparecer pra mim! Vai morrer sem ver Deus! o Senhor usa homens para alertar ex: Lázaro e o homem rico! Em Romanos 1.19, Deus mostra que não está preocupado em provar sua existência. 3º (homicidas), lembre-se que não só fisicamente mata-se uma pessoa, mas espiritualmente, emocionalmente, as pessoas tem esperanças, projetos e sonhos, cuide com a sua língua também. 4º (Adúlteros), imorais, fornicadores, que mantém relações sexuais fora do casamento, adulteram, tem relações com outros homens e mulheres estando casados, se prostituem, são praticantes do homoxessualmismo, vão para o inferno. 5º (Feitiçeiros), fazem trabalho de macumba, encantamento, trabalho em terreiro, vai para o inferno. 6º (Idólatras) adora imagens, santos, ama mais as coisas materiais do que a Deus, vai para o inferno. 7º (mentirosos), tem gente que mente tanto que acha que sua mentira é verdade, veja que é o único ser que tem a patente da mentira (Jo 8.44). Ver também (Gl 5.19-21). Cuide-se, abra os olhos enquanto é tempo. Deus abençoe a todos!
Jesus te ama e tem na sua vida, uma esperança!!! Para Deus tudo é possível para aquele que crer!!!

O preço de se desprezar á Deus!!! Dia 30--05-2013. Quinta-feira.

Quando Deus criou o homem a sua imagem e semelhança, aspirou uma comunhão contínua e eterna com ele. Adão e Eva viam á Deus como Ele é, face a face. Toda manhã o Senhor passeava no jardim do Éden e conversava com eles, mas o homem em muito pouco tempo jogou fora toda essa comunhão que podiam ter. Muito aconteceu a partir daí, ouve a separação espiritual do homem que conhecia a glória de Deus e antes a comunhão direta que existia, se foi e o Espírito Santo passou a ser o mediador para o homem poder ter comunhão com o Senhor. O que proporciona o homem em conhecer agora á Deus são as revelações do Espírito Santo através da Palavra Escrita, a Palavra de Deus. É importantíssimo que estudemos continuamente as escritas, pois é através dela que podemos conhecer a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Porém para aqueles que rejeitam esse conhecimento, desprezam o conhecer a Deus pagam um preço por essa desobediência. É claro que o Senhor não é injusto para com o homem. Todos nós temos o livre arbítrio e podemos escolher qual caminho seguir. Mas seria uma tolice escolher o caminho que não seja de Deus. Não por que Ele possa ser vingador, ao contrário, por tamanha misericórdia, longanimidade e amor que tem por nós. E esse amor eterno por nós faz com que Deus tenha um desejo enorme de reaver a comunhão com os homens. Ao longo dos séculos os profetas, os apóstolos e escritores inspirados pelo Espírito declararam em palavras a vontade do Senhor para todos os homens que conhecemos como Bíblia, um compilado de livros que unidos o conhecemos hoje. Mas como disse, por causa desse tamanho amor de Deus por nós, a ponto de Jesus ter vindo como homem e morrido no calvário pelo pecado da humanidade, Deus não poderia apenas ignorar o homem que o ignora, mas em Sua grande Justiça, Ele faz justiça, pois não foi um sacrifício barato que Jesus fez por nós. 
O que acontece com aqueles que desprezam a Palavra de Deus? Quero usar como exemplo o povo de Israel nos tempos do profeta Oséias. Ele profetizou e ensinou por muitos anos ao povo de Israel, mas essa nação não quis dar ouvidos ao Senhor e quando rejeitamos a sabedoria das escrituras é estabelecida uma inimizade entre Deus e o homem  (Os 4.1) – “OUVI a palavra do Senhor, vós filhos de Israel, porque o Senhor tem uma contenda com os habitantes da terra; porque na terra não há verdade, nem benignidade, nem conhecimento de Deus”.  Isso é causado pela falta de conhecimento de Deus, maldade e mentira que passam a habitar no coração do homem. Se lermos parte do que Paulo escreveu aos Romanos, veremos que também o homem e entregue a sentimentos pervertidos (Rm 1.28) “E, como eles não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convêm”. Deus as abandona as práticas do mal e para seus próprios caminhos por desprezarem sua palavra. Em provérbios da mesma maneira temos o preço por essa rejeição e desprezo da Palavra (Pv 1.29-31) “Porquanto odiaram o conhecimento; e não preferiram o temor do Senhor: Não aceitaram o meu conselho, e desprezaram toda a minha repreensão. Portanto comerão do fruto do seu caminho, e fartar-se-ão dos seus próprios conselhos”. 

Sabiamente se entende que qualquer pessoa que despreza os conhecimentos de Deus não poderá ir bem em seus caminhos, visto que toda a sabedoria vem do Senhor e que fora Dele teremos apenas os maus desígnios desse mundo onde o príncipe desse século é Satanás. Pois sem Deus caímos nesse provérbio (Pv 14.10) “A caminhos que para o homem parece reto, mas o fim deles é a morte”. Como descrito na história de Israel pelo profeta Oséias, o povo de forma alguma estava ligada aos ensinamentos do Senhor e o que isso os trouxe mais? DESTRUIÇÂO. Tiveram uma vida uma vida catastrófica, sendo invadidos pelas nações inimigas, saqueados, escravizados. (Os 4.3) “Por isso a terra se lamentará, e qualquer que morar nela desfalecerá, com os animais do campo e com as aves do céu; e até os peixes do mar serão tirados”. E que lição podemos tirar também para nossas vidas? Uma vida fora da presença do Senhor jamais poderá ser uma vida de benção. É claro que até por certo momento alguém pode saborear alguma virtude e prosperidade, seja ela qual for, mas no fim sempre haverá a perda, enfermidade, miséria, solidão, depressão e a morte e morte sem salvação. Lembre-se, a prosperidade é a prosperidade do mundo, que vem dos enganos do diabo e não podem ser duradouras, mas aquilo que vem do Senhor é duradouro, firme e constante e traz alegria e paz ao coração. O desprezo da palavra levará ao homem sua própria destruição (Os 4.6) “O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos”. 
A falta de conhecimento faz com que as pessoas virem mundanas, convivam com as práticas do mal e do pecado, algo que jamais poderá trazer o homem para perto de Deus. E por fim são julgadas pelo Senhor (Os 4.9) “Por isso, como é o povo, assim será o sacerdote; e castigá-lo-ei segundo os seus caminhos, e dar-lhe-ei a recompensa das suas obras”. Deus não pode compactuar com as práticas do pecado do homem, ainda mais depois de insistentemente querer ganhar o coração do homem e esse rejeitá-lo. O desejo de Deus é que todos os homens se salvem e venham ao conhecimento da verdade (1Tm 2.4). Dessa maneira, não podemos desprezar o que de Deus veio pela graça e de graça. Sabemos que as escrituras falam e testificam do Senhor e através dela podemos conhecer mais a fundo a vontade Dele e conhecer seus mistérios pelo Espírito Santo. Mas se damos mais importância a tudo nessa vida como a televisão, nossos passatempos, nossas vontades e prazeres, como poderemos aprender do Senhor? Façamos como o escritor do salmo (119.97.... 119.130). Vamos separar uma parte de nossas vidas para estudar a palavra, compreendê-la, aprender o que Deus quer de nós. Não há desculpa, simplesmente não existe o que podemos justificar diante de Deus para alegarmos que não tivemos tempo para ler a palavra ou para orar durante o dia, não existe. Em algum momento fomos ler um jornal ou assistir, ou bater papo furado por minutos com alguém, ou apenas ficamos no sofá meditando no nada... ou assistimos um filme, ou apenas não fizemos nada. Não podemos enganar a Deus. É triste para Deus? Sim, mas muito mais para nós, pois Deus deseja que o conheçamos e nós dependemos totalmente dele e não o contrário. Jesus abençoe a todos.
Jesus te ama e tem na sua vida, uma esperança!!! Deus te abençoe em nome de Jesus!!!