Quando Deus nos chama, é porque Ele tem um propósito na nossa vida, portanto, precisamos decidir em servi-lo.
Veremos nesse texto Deus mostrando a Jeremias que Ele quer nos moldar da maneira Dele.
Jr 18: 1 – 6
1 Palavra do Senhor que veio a Jeremias, dizendo: 2 Dispõe-te, e desce à casa do oleiro, e lá ouvirás as minhas palavras. 3 Desci à casa do oleiro, e eis que ele estava entregue à sua obra sobre as rodas. 4 Como o vaso que o oleiro fazia de barro se lhe estragou na mão, tornou a fazer dele outro vaso, segundo bem lhe pareceu. 5 Então, veio a mim a palavra do Senhor: 6 Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? – diz o Senhor; eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.
O que Deus estava ministrando na vida de Jeremias é que o vaso de barro que ele estava formando, estragou-se em suas mãos; e ele o refez, moldando outro vaso de acordo com a sua vontade.
Então, eu vejo que um vaso de argila é muito propício, para nos servir como símbolo da vida do ser humano, porque Adão foi criado a partir do “pó da terra” (ou da argila)
Em Gn 2:7, a palavra do Senhor diz assim:
7 Então, formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente.
No texto que estamos vendo, o profeta Jeremias recebeu de Deus uma ordem para dirigir-se até o local onde um oleiro trabalhava com a argila, na formação de um vaso.
O profeta observou que um vaso que estava na roda do oleiro precisou ser desmanchado e refeito.
E no versículo 6, Deus diz assim:
6 Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? – diz o Senhor; eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.
Ou seja, esse texto nos mostra, com muita clareza, que Deus nos fez com um propósito.
Que propósito é esse? É o propósito de vivermos sob as mãos dEle.
Vivermos debaixo da sua poderosa mão. Conforme o que está escrito em Gênesis, na palavra da criação de Adão, Deus fez o homem do pó da terra. E depois de feito, Deus soprou do Seu Espírito no homem, a fim de que se tornasse “alma vivente”.
Deus não faria isso, se não tivesse um propósito com a sua criação.
O Sl 8:5 – 6, nos dá uma ideia dos propósitos de Deus, em criar o homem como “coroa da criação”.
5 Fizeste-o, no entanto, por um pouco, menor do que Deus e de glória e de honra o coroaste. 6 Deste-lhe domínio sobre as obras da tua mão e sob seus pés tudo lhe puseste:
Ou seja, Deus nos criou livres para decidirmos acerca da inclinação do nosso coração.
Há pessoas que decidem se render ao poder do Criador sujeitando suas vidas à Vontade de Deus.
O Ap. Paulo fala dessa vontade de Deus em Rm 12:2, em nossas vidas.
2 E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
O que o Ap. Paulo está nos orientando aqui?
- É que se nós deixarmos, Deus se propõe a corrigir as imperfeições de nossas vidas.
- Se nós deixarmos, Deus removerá nossos pecados e nos moldará conforme os padrões de Jesus Cristo.
- Porque o Plano de Deus é que cada um de nós, venha se tornar um vaso de honra para Ele.
Esta expressão “vaso de honra” foi usada pelo Ap. Paulo em II Tm 2: 21.
Assim, pois, se alguém a si mesmo se purificar destes erros, será utensílio para honra, santificado e útil ao seu possuidor, estando preparado para toda boa obra.
O Ap. Paulo está dizendo que o vaso purificado, santificado se tornará útil para ser usado por Deus. Ou seja, Deus, como oleiro de nossas vidas, quer nos tratar e tornar cada um de nós um vaso para sua honra.
Mas infelizmente, há pessoas que optam por serem rebeldes a Deus.
Foi o que Deus mostrou ao profeta em Jeremias em:
Jr 18: 12.
12 Mas eles dizem: Não há esperança, porque andaremos consoante os nossos projetos, e cada um fará segundo a dureza do seu coração maligno.
Com palavras mais claras, eles responderam assim: Não adianta, continuaremos com os nossos próprios planos; cada um de nós seguirá a rebeldia do seu coração mau.E essa postura, essa atitude, que Deus está nos mostrando hoje, essa postura errada nos destina a ser um vaso de desonra.
A vinda de Jesus ao mundo teve como propósito, nos fazer entender que Deus é como Oleiro. E como Oleiro, Ele quer que cada um de nós cumpra o propósito da sua criação. Ele quer nos corrigir, as nossas imperfeições, os nossos pecados, e nos dar o privilégio de vivermos na honra.
• Ele quer colocar Seu Espírito em nós.
• Sua Glória.
• As Suas Palavras.
• Os Seus Sonhos.
Todos que escolhem ser vasos de desonra tornam-se cheios de malícia, maldade, mentiras, rancores, enganos, invejas, contendas, ódios, desilusões e carnalidade.
Você sabe que Deus tem um propósito para sua vida, portanto, você precisa decidir. Ou você decide render-se ao propósito do Oleiro, permitindo que Ele conserte sua vida das imperfeições. Ou você resolve viver para desonrá-lo.
É como se nós estivéssemos no Vale da Decisão!
Hoje você pode tomar a decisão mais importante de sua vida.
Decida por inclinar seu coração em direção a Deus.
Creia em Jesus como seu Salvador e Senhor, e se entregue ao Oleiro.
Jesus há de transformar você num vaso de honra a Deus, e encherá sua vida das riquezas que Ele tem.
Peça a Deus, unção para que você venha a ser um vaso para honra.
Jesus te ama e tem na sua vida uma esperança!!!
Amém.
segunda-feira, 10 de junho de 2013
Chamados para ser um vaso de honra!! Dia 10-06-2013. Segunda-feira.
Eu fiz esse blog para compartilhar experiências da minha vida e da palavra de Deus e poder ajudar as pessoas a terem alguma direção em que possam confiar e crescer na vida como filhos ou filhas de Deus e não como escravos dos problemas, dificuldades, de familiares, das circunstâncias e que aprendam que ao conhecerem Deus e suas palavras o resultado será vitória, honra, virtude e bençãos sem medida, porque Deus é fiel!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Gloria a Deus por vossas vidas e por este estudo
tao MA-RA-VI-LHO-SO.Me edificou muito.
Que Deus os abençoe e vos fortaleça dando-lhes
cada dia mais capacidade para instruir as demais personas.
Postar um comentário