sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Buscai ao Senhor em quanto se pode achar!!! Dia 03-10-2014. Sexta-feira.

Deus colocou no meu coração Joel 2 versículo 11 ao 14 que diz: E o Senhor dará Sua ordem diante de Seu  exército; porque mui grande é Seu arraial; poderoso é o cumpridor da Sua palavra; porque grande e mui terrível é o Dia do Senhor; e quem poderá suportá-lo?
Por isso, agora diz o Senhor: Convertei-vos a mim de todo coração, com jejum, pranto e lamento. Rasgai vosso coração, e não vossas vestes, e convertei-vos ao Senhor, vosso Deus; porque é benevolente, compassivo e tardio em irar-se e grande em misericórdia, pronto para anular castigo.
Quem sabe se voltará e se arrependerá e deixará após si uma benção, para oferta e libação do Senhor, vosso Deus.
Deus diz João 5 versículo 43 que diz: Eu vim em nome de Meu Pai e não me recebeste; se outro vier em seu próprio nome, certamente o recebereis.
Estamos rodeados por tantos movimentos que desafiam nossa fé!
Numa sociedade que se afastava de Deus, ainda existem aqueles que escolhem confiar em Deus em espírito e em verdade, como está escrito em 2 Coríntios 5. 7 Vivemos por fé, e não pelo o que vemos, mas existem aqueles que decidem confiar nas circunstâncias e nas pessoas que oferecem benefícios passageiros para suas vidas e se esquecem, que aquilo que Jesus te dá é eterno!!!
Está escrito em Gênesis 37:3-11.
E Israel amava a José mais do que a todos os seus filhos, porque era filho da sua velhice; e fez-lhe uma túnica de várias cores. Vendo, pois, seus irmãos que seu pai o amava mais do que a todos eles, odiaram-no, e não podiam falar com ele pacificamente. Teve José um sonho, que contou a seus irmãos; por isso o odiaram ainda mais. E disse-lhes: Ouvi, peço-vos, este sonho, que tenho sonhado: Eis que estávamos atando molhos no meio do campo, e eis que o meu molho se levantava, e também ficava em pé, e eis que os vossos molhos o rodeavam, e se inclinavam ao meu molho. Então lhe disseram seus irmãos: Tu, pois, deveras reinarás sobre nós? Tu deveras terás domínio sobre nós? Por isso ainda mais o odiavam por seus sonhos e por suas palavras. E teve José outro sonho, e o contou a seus irmãos, e disse: Eis que tive ainda outro sonho; e eis que o sol, e a lua, e onze estrelas se inclinavam a mim. E contando-o a seu pai e a seus irmãos, repreendeu-o seu pai, e disse-lhe: Que sonho é este que tiveste? Porventura viremos, eu e tua mãe, e teus irmãos, a inclinar-nos perante ti em terra? Seus irmãos, pois, o invejavam; seu pai porém guardava este negócio no seu coração.

Depois, em Gênesis 42, lemos o cumprimento dos sonhos de José sobre seus irmãos:
Gênesis 42:6,9
 E os irmãos de José chegaram e inclinaram-se a ele, com o rosto em terra… então José lembrou-se dos sonhos que havia tido deles...”
Como fica evidente, os sonhos de José eram proféticos. Em outras palavras, estes eram os sonhos dados por Deus, através dos quais Ele lhe mostrou o que iria acontecer no futuro, na verdade muitos anos depois. Embora a primeira vista nada possa parecer estranho no exemplo acima, torna-se estranho quando nos lembramos da reação negativa que esses sonhos tiveram sobre os irmãos de José. Na verdade, eles já o odiavam por causa do amor especial que seu pai tinha por ele e estes sonhos fizeram o ódio deles ainda mais forte. De fato, eles odiavam tanto José que pensaram até mesmo em matá-lo (Gênesis 37:18), mas depois finalmente decidiram por vendê-lo para alguns comerciantes que passavam a caminho do Egito.
Gênesis 41:1-14.
E aconteceu que, ao fim de dois anos inteiros, Faraó sonhou, e eis que estava em pé junto ao rio. E eis que subiam do rio sete vacas, formosas à vista e gordas de carne, e pastavam no prado. E eis que subiam do rio após elas outras sete vacas, feias à vista e magras de carne; e paravam junto às outras vacas na praia do rio. E as vacas feias à vista e magras de carne, comiam as sete vacas formosas à vista e gordas. Então acordou Faraó. Depois dormiu e sonhou outra vez, e eis que brotavam de um mesmo pé sete espigas cheias e boas. E eis que sete espigas miúdas, e queimadas do vento oriental, brotavam após elas. E as espigas miúdas devoravam as sete espigas grandes e cheias. Então acordou Faraó, e eis que era um sonho. E aconteceu que pela manhã o seu espírito perturbou-se, e enviou e chamou todos os adivinhadores do Egito, e todos os seus sábios; e Faraó contou-lhes os seus sonhos, mas ninguém havia que lhos interpretasse. Então falou o copeiro-mor a Faraó, dizendo: Das minhas ofensas me lembro hoje: Estando Faraó muito indignado contra os seus servos, e pondo-me sob prisão na casa do capitão da guarda, a mim e ao padeiro-mor, então tivemos um sonho na mesma noite, eu e ele; sonhamos, cada um conforme a interpretação do seu sonho. E estava ali conosco um jovem hebreu, servo do capitão da guarda, e contamos-lhe os nossos sonhos e ele no-los interpretou, a cada um conforme o seu sonho. E como ele nos interpretou, assim aconteceu; a mim me foi restituído o meu cargo, e ele foi enforcado. Então mandou Faraó chamar a José, e o fizeram sair logo do cárcere; e barbeou-se e mudou as suas roupas e apresentou-se a Faraó.”
Dois anos tiveram que passar para que o copeiro-mor finalmente se lembrasse de José. Alguém poderia perguntar: “Por que ele não se lembrou de José desde o início em 2 anos tiveram que se passar nos quais José permaneceu na prisão?” No entanto, a resposta é simples: porque essa era a vontade de Deus. Vivemos em uma época que exige que tudo seja feito rápido. Por outro lado, Deus quer que tudo seja feito da melhor forma e rápido não é necessariamente o melhor. Portanto, mais dois anos tiveram que passar com José na prisão até que o faraó recebeu os sonhos do Senhor. Como José disse depois, dando a interpretação, “o que Deus há de fazer, mostrou-o a Faraó” (Gênesis 41:25).
Foi o Senhor que escolheu aquele momento para dar esses sonhos ao Faraó. Agora, voltando um pouco, foi o Senhor que há dois anos tinha dado esses dois sonhos aos funcionários do Faraó e foi Ele que deu a eles as interpretações por meio de José. Foi o Senhor que levou José pra casa de Potifar e foi Ele que permitiu que as coisas acontecessem lá da forma como aconteceram para que, finalmente, o levassem para aquela prisão específica. Foi o Senhor que deu aqueles dois sonhos a José que fizeram seus irmãos o odiá-lo tanto que eles o venderam para o Egito. Nós provavelmente já começamos a compreender pouco a pouco o plano de Deus e vamos entendê-lo ainda melhor à medida que lermos mais.
Então José, através do espírito do Senhor, explicou os sonhos ao Faraó. O Egito teria grandes colheitas por sete anos. Contudo, esse prazo seria seguido por sete anos de fome. José disse também ao Faraó como era para ele lidar com a situação. No final:
Gênesis 41:37-45
E esta palavra foi boa aos olhos de Faraó, e aos olhos de todos os seus servos. E disse Faraó a seus servos: Acharíamos um homem como este em quem haja o espírito de Deus? Depois disse Faraó a José: Pois que Deus te fez saber tudo isto, ninguém há tão entendido e sábio como tu. Tu estarás sobre a minha casa, e por tua boca se governará todo o meu povo, somente no trono eu serei maior que tu. Disse mais Faraó a José: Vês aqui te tenho posto sobre toda a terra do Egito. E tirou Faraó o anel da sua mão, e o pós na mão de José, e o fez vestir de roupas de linho fino, e pôs um colar de ouro no seu pescoço. E o fez subir no segundo carro que tinha, e clamavam diante dele: Ajoelhai. Assim o pôs sobre toda a terra do Egito. E disse Faraó a José: Eu sou Faraó; porém sem ti ninguém levantará a sua mão ou o seu pé em toda a terra do Egito. E Faraó chamou a José de Zafenate-Panéia, e deu-lhe por mulher a Azenate, filha de Potífera, sacerdote de Om; e saiu José por toda a terra do Egito.
Dentro de alguns minutos, José foi transformado de um escravo prisioneiro em primeiro-ministro. Ele foi feito o segundo no comando sobre toda a terra do Egito! Isso não aconteceu gradualmente, mas muito rapidamente. Se você está agora em uma situação desagradável, em uma situação que você gostaria de se livrar, o Senhor pode te tirar disso. Ele pode fazer isso rapidamente, transformando as coisas de cabeça para baixo dentro de apenas alguns momentos. Como ele fará com o nosso arrebatamento para os céus, por exemplo. Isso acontecerá, diz a Palavra, “Num momento, num abrir e fechar de olhos” (I Coríntios 15:52). Você fecha os olhos e você está na terra, fazendo algo comum, que você provavelmente faz por anos. Depois de um momento, você abre seus olhos e você está no ar, juntamente com o Senhor Jesus Cristo e todos os santos! Só vai demorar um pouco! Deus tem o poder de fazer isso e ele vai fazer na hora certa.
Essa hora havia chegado para José. Ele passou por muitas coisas, mas o Senhor estava sempre com ele. As coisas que ele passou não aconteceram acidentalmente. Em vez disso, elas eram parte do plano do Senhor que finalmente levaram José diante ao Faraó. Removendo o final (e não vimos tudo), seria difícil para alguém entender como os eventos da vida de José trabalharam para o bem. O mesmo foi provavelmente verdade para José também. Sem ver o fim, ele era incapaz de entender, mas ele não foi incapaz de crer!!! Você pode ser fraco no entendimento, mas não seja fraco em crer  no que a Palavra diz por tudo que você pode viver hoje: ou seja, que se você ama Deus, todas as coisas contribuem juntamente para o bem, quer você entenda isso ou não.
Voltando a José, a sua ascensão ao segundo no comando do Egito, não foi o fim do plano de Deus. Quando os sete anos de fome vieram, isso também afetou a terra em que sua família morava:
Gênesis 41:56-57, 42:1-3, 6-9
“Havendo, pois, fome sobre toda a terra, abriu José tudo em que havia mantimento, e vendeu aos egípcios; porque a fome prevaleceu na terra do Egito. E de todas as terras vinham ao Egito, para comprar de José; porquanto a fome prevaleceu em todas as terras. Vendo então Jacó que havia mantimento no Egito, disse a seus filhos: Por que estais olhando uns para os outros? Disse mais: Eis que tenho ouvido que há mantimentos no Egito; descei para lá, e comprai-nos dali, para que vivamos e não morramos. Então desceram os dez irmãos de José, para comprarem trigo no Egito... e os irmãos de José chegaram e inclinaram-se a ele, com o rosto em terra. E José, vendo os seus irmãos, conheceu-os; porém mostrou-se estranho para com eles, e falou-lhes asperamente, e disse-lhes: De onde vindes? E eles disseram: Da terra de Canaã, para comprarmos mantimento. José, pois, conheceu os seus irmãos; mas eles não o conheceram. Então José lembrou-se dos sonhos que havia tido deles e disse-lhes: Vós sois espias, e viestes para ver a nudez da terra.”
Muitos anos atrás, o Senhor tinha dado dois sonhos a José, onde seus irmãos estavam se curvando diante dele. Na verdade, foram esses sonhos que fizeram seus irmãos odiá-lo tanto que eles o venderam para o Egito. Desde então, foi só agora, no cumprimento desses sonhos, que eles se encontraram. No entanto, José não se fez conhecido por seus irmãos imediatamente. Em vez disso, ele fingiu que não os conhecia, acusando-os de espiões. Então, depois que ele manteve seus irmãos por três dias, ele os chamou novamente pedindo-lhes para ir e trazer Benjamin, enquanto ele manteria um dos irmãos no Egito até o retorno deles. Isso entristeceu seus irmãos e eles consideraram o que tinham feito com ele há muitos anos como a causa do que estava acontecendo agora. Assim, sem saber que estavam na frente de José, eles confessaram a culpa pelo que haviam feito a ele:
Gênesis 42:21-24
“Então disseram uns aos outros: Na verdade, somos culpados acerca de nosso irmão, pois vimos a angústia da sua alma, quando nos rogava; nós porém não ouvimos, por isso vem sobre nós esta angústia. E Ruben respondeu-lhes, dizendo: Não vo-lo dizia eu: Não pequeis contra o menino; mas não ouvistes; e vedes aqui, o seu sangue também é requerido. E eles não sabiam que José os entendia, porque havia intérprete entre eles. E retirou-se deles e chorou. Depois tornou a eles, e falou-lhes, e tomou a Simeão dentre eles, e amarrou-o perante os seus olhos.”
A última vez que José viu seus irmãos foi quando eles o venderam para o Egito, há muitos anos. A outra vez que os encontrou novamente foi no momento da realização dos sonhos pelos quais eles o haviam vendido e da confissão de culpa deles pelo que haviam feito a ele. Agora José sabia que seus irmãos haviam se arrependido: eles confessaram isso diante dele! Na verdade, como o Senhor organiza isso e mágoas e mal-entendidos de muitos anos podem ser curados em apenas alguns momentos!
Voltando a José, ele manteve Simeão, enquanto seus irmãos voltaram para Canaã para trazer Benjamin. Depois que eles o trouxeram, José lhes permitiu ir, apenas para trazê-los de volta rapidamente, acusando-os de que tinham roubado seu copo de prata que, no entanto ele mesmo escondeu intencionalmente no saco de Benjamim (Gênesis 44:2). Devido a isso, ele requereu que Benjamin ficasse como escravo no Egito. Ouvindo isto, os seus irmãos “prostraram-se diante dele em terra” implorando a ele por Benjamin (Gênesis 44:14-34). Então, nós lemos:
Gênesis 45:1-8
“Então José não se podia conter diante de todos os que estavam com ele; e clamou: Fazei sair daqui a todo o homem; e ninguém ficou com ele, quando José se deu a conhecer a seus irmãos. E levantou a sua voz com choro, de maneira que os egípcios o ouviam, e a casa de Faraó o ouviu. E disse José a seus irmãos: Eu sou José; vive ainda meu pai? E seus irmãos não lhe puderam responder, porque estavam pasmados diante da sua face. E disse José a seus irmãos: Peço-vos, chegai-vos a mim. E chegaram-se; então disse ele: Eu sou José vosso irmão, a quem vendestes para o Egito. Agora, pois, não vos entristeçais, nem vos pese aos vossos olhos por me haverdes vendido para cá; porque para conservação da vida, Deus me enviou adiante de vós. PORQUE já houve dois anos de fome no meio da terra, e ainda restam cinco anos em que não haverá lavoura nem sega. Pelo que Deus me enviou adiante de vós, para conservar vossa sucessão na terra, e para guardar-vos em vida por um grande livramento. Assim não fostes vós que me enviastes para cá, senão Deus, que me tem posto por pai de Faraó, e por senhor de toda a sua casa, e como regente em toda a terra do Egito.
e Gênesis 50:20
Vós bem intentastes mal contra mim; porém Deus o intentou para bem, PARA FAZER como se vê neste dia, PARA conservar muita gente com vida.
No texto acima, eu capitalizei as palavras “porque”, “para fazer” e “para”. Estas palavras são palavras que introduzem respostas. São palavras que respondem a perguntas que começam com “por que”. Foi, portanto, tempo para respostas. Era hora para o plano de Deus, a respeito de José e sua missão no Egito, ser completamente revelado. Foi o mesmo plano que começou há muitos anos em Canaã, com os dois sonhos de José que o levou a ser odiado por seus irmãos que o venderam para o Egito. No entanto, seus irmãos e seus atos foram apenas ferramentas que Deus utilizou para fazer a Sua vontade acontecer. Foi Deus que enviou José para o Egito e não seus irmãos. Foi Deus que o colocou na casa de Potifar e lhe deu graça diante dele, e foi ele que o levou de lá para a prisão. Foi Deus que deu os dois sonhos aos funcionários do Faraó, assim como a interpretação deles através de José. Foi Deus que depois de dois anos deu os sonhos ao Faraó e que através do copeiro-mor levaram José para o palácio. Foi Deus que deu a interpretação para José e foi Ele quem o fez o segundo em comando no Egito. Foi Ele que trouxe os irmãos de José para se curvarem diante dele no Egito e confessarem sua culpa diante dele. Foi Ele que preservou toda a vida em Israel.
Na verdade, Israel não deixou o Egito, mas só depois de séculos e com o modo que a Palavra de Deus descreve no livro de Êxodo. Deus tinha seus próprios planos para Israel e tudo o que aconteceu com José trabalhou para o bem, embora possa não ter parecido como tal desde o início e apesar de tudo o plano foi completamente revelado e compreendido somente depois de muitos anos.
1. Se Deus nos ama, por que sofremos? Por que coisas boas acontecem com pessoas más e por que coisas más acontecem com pessoas boas? Por que pessoas cujos pés são formosos têm que pisar estradas crivadas de espinhos e aqueles que semeiam a violência pisam tapetes aveludados?
2. A doutrina da providência divina nos mostra que Deus é soberano e que ele está no controle absoluto de todas as coisas e que ele não disperdiça sofrimento, e que as provas pelas quais passamos são inevitáveis, variadas, passageiras e pedagógicas, mas todas elas são trabalhadas por Deus para o nosso bem final.
3. O nosso Deus ainda continua transformando vales em mananciais, desertos em pomares, noites escuras em manhãs cheias de luz, vidas esmagadas pelo sofrimento em troféus da sua generosa graça.
4. A vida de José uma das mais lindas histórias da Bíblia. Ele foi um homem fiel aos seus pais, aos seus superiores e fiel a Deus. Ele foi fiel na adversidade e na prosperidade. Ele viu Deus transformando suas tragédias em triunfo. Ele foi o mais próximo tipo de Cristo na Bíblia: 1) Amado pelo pai e invejado pelos irmãos; 2) Vendido por vinte moedas de prata; 3) Desceu ao Egito em tempos de prova; 4) Perseguido injustamente; 5) Abandonado pelo amigo; 6) Exaltado depois da aflição; 7) Salvador do seu povo.
5. A vida de José nos ensina algumas lições preciosas:
I. A PRESENÇA DE DEUS CONOSCO – Deus não nos livra dos problemas, mas está conosco nos problemas – v. 9
1. José enfrentou a dor do desprezo de seus irmãos
• Os sonhos de José foram o pesadelo de seus irmãos. Eles se encheram de ódio porque Deus enchia o coração de José de gloriosos sonhos.
• Por ser amado do pai e viver uma vida íntegra, seus irmãos passaram a ter inveja dele. Em vez de imitar as virtudes de José, desejam destruir José.
• José sofreu o boicote de seus irmãos que não falavam mais pacificamente com ele (Gn 37:4).
• José sofreu o ódio dos irmãos (Gn 37:4,8).
• José sofreu a traição e a conspiração dos seus irmãos (Gn 37:18).
• José sofreu o desdém dos seus irmãos (Gn 37:19,25).
2. José enfrentou a dor do abandono
• José foi jogado no fundo de um poço. Seus irmãos o abandonaram e o mataram no coração (Gn 37:20-22).
• Eles taparam os ouvidos ao clamor de José do fundo da cova (Gn 42:21). Ele foi rejeitado por aqueles que mais deviam amá-lo.
3. José enfrentou a dor de sentir-se um objeto descartável
• José foi vendido como escravo pelos seus próprios irmãos (Gn 37:27-28). Ele foi tratado como mercadoria descartável. Ele foi arrancado brutalmente do seu lar, dos braços do seu pai, da sua terra. Sua vida foi amassada, sua dignidade foi pisada.
• José foi vítima da mentira criminosa de seus irmãos que levou Jacó a desistir de procurá-lo (Gn 37:31,34).
• José foi vítima de uma consolação falsa de seus irmãos a Jacó que tentou levar Jacó a esquecer-se de José (Gn 37:35).
4. José enfrentou a dor de viver sem identidade
• José agora é um adolescente amado pelo pai, traído pelos irmãos, vendido como escravo para um país estrangeiro. Ele sentiu-se menos do que gente, objeto, mercadoria. Se não fossem seus sonhos, ficaria marcado para o resto da vida.
• José foi para o Egito sem nome, sem honra, sem dignidade pessoal, sem direitos, sem raízes. No Egito é revendido. É colocado no balcão, na vitrine. É apenas mão-de-obra, máquina de serviço, mercadoria humana.
5. José enfrentou a dor da sedução sexual
• José poderia ter várias razões para justificar a sua queda moral.
a) Ele era um adolescente (Gn 39:2) – Os psicólogos diriam: esse é o tempo da auto-afirmação. Os médicos diriam: esse é o tempo da explosão dos hormônios. Os jovens diriam: ele precisa provar que é homem. Ele poderia dizer: o apelo foi irresistível.
b) Ele era forte e bonito (Gn 39:6) – Ele era um jovem belo, inteligente, meigo, personalidade de líder.
c) Ele estava longe da família (Gn 39:1) – Não tinha ninguém por perto para vigiá-lo.
d) Ele era escravo (Gn 39:1) – Afinal de contas era a sua própria patroa que o seduzia. Ele podia pensar: “um escravo só tem que obedecer”.
e) Ele foi tentado diariamente (Gn 39:7,10) – Não foi ele quem procurou. Foi a mulher que lhe disse todos os dias: “Deita-te comigo”. Ele agiu de forma diferente de Sansão que não resistiu a tentação.
f) Ele foi agarrado (Gn 39:11-12) – Ele podia dizer: “Eu fiz o que estava em meu alcance. Se eu não cedesse, o escândalo seria maior.”
• José preferiu estar na prisão com a consciência limpa, do que estar em liberdade na cama da patroa com a consciência culpada. Ele perdeu a liberdade, mas não a dignidade. Ele resistiu o pecado até o sangue.
• José manteve-se firme por entender a presença de Deus na sua vida (Gn 39:2-3), a bênção de Deus em sua vida (Gn 39:5). Também por entender que o adultério é maldade contra o cônjuge traído (Gn 39:9) e um grave pecado contra Deus (Gn 39:9).
6. José suportou a dor da demora de Deus
• José foi injustiçado na sua casa
• José foi injustiçado no seu trabalho
• José foi injustiçado na prisão
• Passaram-se 13 anos até que ele fosse recompensado. Você pode imaginar o que viver em fidelidade tanto tempo até Deus reverter a situação.
• William Cowper, o brilhante poeta inglês escreveu: “Por trás de uma providência carrancuda, esconde-se a face sorridente de Deus”
a) John Bunyam – 14 anos presos em Bedford por pregar. Via das grades da prisão, sua primogênita cega e isso lhe cortava o coração. Mas na prisão, ele escreveu o livro mais lido no mundo depois da Bíblia “O Peregrino”.
• MAS DEUS ESTAVA COM ELE – A presença de Deus é real, embora não vista; a presença de Deus é constante, embora nem sempre sentida; a presença de Deus é restauradora, embora nem sempre reconhecida.
• MAS DEUS ESTAVA COM ELE – Há um plano perfeito sendo traçado no andar de cima. Deus está no controle. Ele está vendo o fim da história. Ele vai tecendo os fios da história de acordo com o seu sábio propósito. Os dramas da nossa vida não apanham Deus de surpresa. Os imprevistos dos homens não frustram os desígnios de Deus. Deus já havia anunciado a Abraão que sua descendência estaria no Egito. Deus estava usando o infortúnio para cumprir os seus gloriosos propósitos.
• MAS DEUS ESTAVA COM ELE – Deus jamais desampara os que confiam Nele. Ele não nos poupa dos problemas, mas caminha conosco nos problemas. 1) Quando passamos pelo vale da sombra da morte, ele vai conosco; 2) Quando passamos pelas ondas, rios, fogo – ele vai conosco; 3) Quando os amigos de Daniel estavam na fornalha, o quarto homem estava com eles; 4) Jesus prometeu estar conosco sempre, todos os dias da nossa vida, até a consumação dos séculos.
II. A INTERVENÇÃO DE DEUS POR NÓS – Deus não nos livra de sermos humilhados, mas nos exalta em tempo oportuno – v. 10
1. José foi humilhado por ser fiel
• Ele foi humilhado em sua família. Foi humilhado pela patroa. Foi humilhado pelo copeiro de Faraó na prisão. Foi humilhado durante treze anos por não transigir com os absolutos de Deus na sua vida.
2. Deus trabalhou na vida de José, dando-lhe três coisas
a) Consolação em seus problemas (v. 9) – Deus estava com ele em seus problemas.
b) Libertação de seus problemas (v. 10) – Deus não o livoru de ter problemas, mas livrou-o de ser engolido pelos problemas.
c) Promoção depois de seus problemas (v. 10,11) – Ele foi exaltado depois de ser provado e humilhado.
3. Deus exaltou José depois da humilhação
a) Deus o livrou de todas as suas aflições – Vida cristã não é ausência de aflição, mas livramento nas aflições.
b) Deus lhe deu graça a sabedoria – Para entender o que ninguém entendia. Para ver o que ninguém via. Para discernir o que ninguém compreendia. Para trazer soluções a problemas que ninguém previa.
c) Deus o galardoou e lhe fez instrumento de bênção para os outros – Deus usou os seus irmãos para colocá-lo no caminho da providência e usou José para salvar a vida dos seus irmãos. Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus. José foi o instrumento que Deus levantou para salvar o mundo da fome e da morte.
d) Gênesis 49:22 – Jacó sintetizou a bênção de Deus sobre José dizendo: “José é ramo frutífero junto a fonte, ramo que se estende sobre os muros”.
III. A GRAÇA DE DEUS ATRAVÉS DE NÓS – Deus não nos poupa de sofrermos injustiças, mas nos dá poder para triunfar sobre elas através do perdão – v. 11-16
1. José foi injustiçado pelos seus irmãos, mas compreendeu que eles estavam sendo apenas instrumentos da providência divina em sua vida
a) Gênesis 45:5 – “Agora, pois, não vos entristeçais, nem vos irriteis contra vós mesmos por me haverdes vendido para aqui; porque, para conservação da vida, Deus me enviou adiante de vós”.
b) Gênesis 45:8 – “Assim, não fostes vós que me enviastes para cá, e sim Deus, que me pôs por pai de Faraó, e senhor de toda a sua casa, e como governador em toda a terra do Egito”.
c) Gênesis 50:20 – Vós, na verdade, intentastes o mal contra mim; porém Deus o tornou em bem, para fazer, como vedes agora, que se conserve muita gente em vida”.
2. José decide perdoar os seus irmãos em vez de vingá-los
• José resolveu pagar o mal com o bem. Perdoar é restaurar, é cancelar a dívida, é não cobrar mais. É deixar o outro livre e ficar livre. Perdoar é oferecer ao ofensor o seu melhor. O perdão oferece cura para os ofensores e ofendidos.
• José deu várias provas do seu perdão:
a) Deu o nome de Manassés ao seu primeiro filho, cujo significado é perdão (Gn 41:51).
b) Deu a melhor terra do Egito para os seus irmãos (Gn 45:18,20)
c) Sustenta seus irmãos e seu pai (Gn 47:11,12)
d) Pagou o mal com o bem (Gn 50:19-21).
CONCLUSÃO
• Da vida de José aprendemos duas grandes lições
1. O caráter ondulatório da vida
• A vida de José foi tecida pelas marcas da exaltação e humilhação. Altos e baixos. A nossa vida também é ondulatória: luz e sombras, alegrias e choro, festa e luto, saúde e doença, perdas e ganhos, celebração e lamento, dias claros e dias tenebrosos, esperança e medo, alívio e dor.
2. A providência triufante de Deus
• O plano de Deus é perfeito. Ele já nos destinou para a glória. Não importa quão estreito seja o caminho, quão cheio de espinhos seja a estrada, ou quão furiosos sejam os inimigos que nos espreitam, nossa chegada é certa e nossa vitória é segura!!!
• Os infortúnios humanos não frustram os planos divinos. Portanto, devemos aprender as seguintes lições:
a) Esteja preparo para mudanças circunstanciais na vida;
b) Não transija com os valores absolutos, mesmo quando as provas forem terrivelmente opressoras;
c) Confie em Deus quando as coisas estiverem no seu pior estágio. Espere e confie. A tempestade vai passar. O sol vai voltar a brilhar;
d) Saiba que Deus tem grandes propósitos em vista na sua vida e esta história ainda não acabou. Eu sei que eu copiei e depois posso retirar se desejar, mas foi essa palavra que Deus colocou em meu coração e não deu tempo de eu mesma prepara-la a minha maneira e não tenho todo tempo, que gostaria para escrever lentamente cada palavra da forma que eu desejo no momento e eu quero ir para igreja e chegar no horário para não perder o louvor e o momento de poder louvar a Deus, porque é importante para mim e para Deus. Agradeço a compreensão de todos.
( Foi ele que escreveu sobre José). Rev. Hernandes Dias Lopes.
Deus disse José você vai ser governador do Egito, não temas!!!
A fé enxerga o que os olhos não podem ver!!! Deus me disse que o culto não é um encontro de pessoas e sim, um encontro com Deus em espírito e em verdade!!!
Deus avisa Mateus 3. 1-10.
Jesus Cristo te ama por quem você é com um amor, mais forte do que a morte e tem na sua vida uma esperança de que você o busque e o adore em espírito e em verdade e convide o Espírito Santo para fazer morada na sua vida e tomar a direção de todos os seus pensamentos, sentimentos, vida e dirigir os seus passos no centro da vontade de Deus que é boa, é perfeita, é agradável para as nossas vidas em nome de Jesus e obrigado pela visita de todos vocês e estão em todas as minhas orações, obrigado povo de Deus pela sinceridade, verdade e carinho de todos e que Deus abençoe poderosamente todas as áreas de suas vidas em nome de Jesus, profetizo!!!
Eu profetizo que Deus vai levantar muitos José que serão governador e um dos homens mais poderosos do Egito em nome de Jesus, para glória de Deus!!! Zacarias 4.1-13. Marcos 8.33-38 diz o Senhor.
Mas ele, virando-se, e olhando para os seus discípulos, repreendeu a Pedro, dizendo: Retira-te de diante de mim, Satanás; porque não compreendes as coisas que são de Deus, mas as que são dos homens.
E chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me.
Porque qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, mas, qualquer que perder a sua vida por amor de mim e do evangelho, esse a salvará.
Pois, que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma?
Ou, que daria o homem pelo resgate da sua alma?
Porquanto, qualquer que, entre esta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai, com os santos anjos.


Que você possa se entregar para Jesus de corpo, alma e espírito e se converter dos seus maus caminhos, se arrepender de todo coração de todo os seus erros, pecados, iniquidades e transgressões e pedir para Deus cobrir sua mente, seu coração e espírito com Sangue de Jesus que te purifique de todo pecado, te renove, te liberte, te transforme em uma nova vida, nova criatura e filho (a) de Deus que venha nascer de novo de corpo, alma e espírito sendo sincero(a), humilde, verdadeiro na Presença de Deus, buscando um encontro verdadeiro com Jesus e buscar conhece-lo em primeiro lugar na sua vida, tendo encontro verdadeiro e real com Jesus e com Sua Palavra da Bíblia Sagrada para que as demais coisas venham a ser acrescentadas na sua vida onde você seja feliz, tenha verdadeira paz que excede todo entendimento na sua mente, coração e espírito tendo uma consciência pura e limpa, vivendo em verdadeira comunhão e relacionamento de intimidade com Deus, tendo refrigério, tendo harmonia, tranquilidade, saúde física e espiritual, tendo óleo da alegria verdadeira e real do Espírito Santo, sendo cheios da Sua Presença, do Espírito de Vida, que vai iluminando seus olhos, seu coração e espírito, sendo felizes e realizados no seu hoje, independente do que temos ou vivemos, porque o mais importante de tudo, é ter Sua Presença real e verdadeiramente em nossas vidas em nome de Jesus!!!
Se eu tiver a Sua Presença, tenho tudo o que preciso, porque é ela que nos fortalece, nos sustenta, nos realiza de forma eterna!!!
Deus diz Marcos 9.49-50. Marcos 10.15. Isaías 6.1-13.
Se crer que Deus está te lavando no Sangue de Jesus e se arrepende de verdade e em sinceridade, recebe a cura, recebe perdão de Deus de todos os seus erros, pecados, iniquidades e transgressões e se levante para viver novo de Deus, se esquecendo das coisas que para trás ficam e construindo um amanhã melhor, com sua atitude no hoje. A paz do Senhor para todos e um abraço de urso carinhoso para todo mundo e eu te amo em Cristo Jesus!!! A alegria e a paz dada por Jesus é verdadeira e não falsa, confie em Jesus, porque só Jesus tem poder para salvar, poder para mudar seu estilo de vida, poder de mudar sua estrutura de vida, mudar sua sorte, mudar sua história e se levante para Reinar em glória com Jesus, sendo vitoriosos em nome de Jesus!!! Bem aventurado é o povo e nação cujo Deus é o Senhor em espírito e em verdade!!!
É tempo de buscar a Deus em espírito e em verdade em quanto podemos encontra-lo.  Obrigado povo de Deus. Visualizações do meu blogger Reinando com Deus: 
Visualizações de página de hoje
136
Visualizações de página de ontem
138
Visualizações de página do mês passado
5.205
Histórico de todas as visualizações de página
82.598
Sheila Yara...







Nenhum comentário: