domingo, 28 de abril de 2013

O Senhor Jesus é a nossa luz!!! Domingo, dia 28-04-2013.

 "O Senhor é a minha luz"
Salmos 27: 1, 3 e 14
"O Senhor é a minha luz, e a minha salvação; a quem temerei? O Senhor é a força da minha vida; de quem me recearei?
Ainda que um exército me cercasse, o meu coração não temeria; ainda que a guerra se levantasse contra mim, nisto confiaria.
Espera no Senhor, anima-te, e ele te fortalecerá o teu coração; espera pois no Senhor."
* O texto lido foi escrito pelo salmista Davi, e vemos que foi consequente a uma constatação feita por Davi, algo em que ele chegou a conclusão. Davi era um homem experiente na presença de Deus, era um homem íntimo de Deus, podemos dizer que Davi era amigo der Deus porque foi escolhido segundo o coração de Deus, e consequente a isso, Deus chamou a Davi para ser o rei do seu povo, e Davi com o passar do tempo foi se tornando destro, hábil nas batalhas, e podemos até dizer que Davi foi um dos maiores guerreiros que Israel teve. Mas para Davi chegar a conclusão em que ele chegou no texto lido, algo teve que ter acontecido, a ponto de ele proclamar que o Senhor era a sua salvação, a sua força, a sua luz. Tanto que o assunto abordado nesse capítulo é " confiança em Deus e anelo pela sua presença" pois Davi entendeu que a confiança dele não estava em seu exército, seus valentes, ou mesmo nas suas habilidades de guerra, ele entende que a sua confiança estava em Deus, e que adiquiria confiança em Deus quando estava em sua presença. Vemos que Davi chegou a um momento onde deve ter olhado para seus filhos, seu exército, seus valentes e até mesmo para sua habilidade em guerra, e chegou a uma conclusão, que de nada valia, que não tinha proveito nenhum, e que o Senhor sim,seria a sua luz que o guiaria, a sua salvação e a sua força, Davi entendeu que ele era fraco, sensível, frágil, por mais que ele fosse experiente em batalhas ele entendeu que a sua vitória estava diretamente relacionada a Deus, que se Ele estivesse com Deus, Deus venceria suas batalhas.
* E não é diferente conosco, porque somos como Davi, escolhidos por Deus para sermos íntimos Dele, sermos amigo Dele, Deus tem prazer em ser amigo do homem por mais que muitas vezes não respondemos a altura essa amizade, mas Deus nos chamou mesmo assim para sermos vencedores de batalhas como Davi, para que não conhecessêmos a derrota, e nos elegeu soldados de Cristo, e em Jesus nós encontramos tudo que precisamos, as armas para vencermos as batalhas, o segredo da vitória que foi aberto a nós na cruz do calvário, e assim podemos dizer como Paulo num momento de arrombo de fé " porque Nele vivemos, e nos movemos e existimos...", porque é por esse Jesus que vivemos, porque no mundo já éramos mortos, condenados pelo pecado, mas Ele morreu para que tivéssemos acesso a vida e vivessêmos Nele, nos movemos Nele porque Ele é a razão de vivermos, não temos outro motivo para viver a não ser esse Jesus maravilhoso, e Nele existimos, porque como a palavra nos diz estávamos mortos em ofensas e pecados mas esse Jesus maravilhoso se tornou a nossa forma de viver e assim como Paulo disse, e Davi viveu, nós podemos ter o privilégio de termos esse Jesus bondoso a nossa frente.
* E Davi começa proclamando que o Senhor é a sua luz, e também assim proclamamos, porque o Senhor é a nossa luz que nos tem guiado num mundo de trevas, mentiras e pecado, e tem nos guiado no caminho da revelação porque Ele é a luz do mundo, a estrela da manhã, Ele é a luz que trilhamos.
* Ele é a minha salvação, pois entendemos assim como Davi Ele nos escolheu e nos elegeu e nos chamou para sermos íntimos, amigos Dele, porque Ele é o nosso meigo salvador, o doce e puro salvador, e entendemos que a solução de nossos problemas está Nele, pois Ele é a nossa salvação. Não confiamos no nosso exército da razão, prepotência, altivez, nossos conceitos, confiamos nos exércitos dos nossos conhecidos, nos nossos valentes, pessoas que "sempre" nos ajudaram e ao fim disso tudo percebemos algo, que a nossa salvação é Ele, e por isso não tememos mal algum, porque maior é o que está conosco do que o que está com o mundo, não tememos mal algum porque o Deus a quem servimos é Deus forte na batalha, que nunca conheceu a derrota, Deus vencedor das grandes batalhas de seu povo.
* E Davi diz que o Senhor é a sua força, pois somos inúteis, fracos, frágeis e sensíveis, mas nos escondemos Nele e assim somos fortes em Jesus Cristo, Ele é a nossa vitória, porque Ele é um Deus forte, Jesus venceu a morte, e nada o pode deter, porque Nele está s força e Ele é a nossa força.
* E por isso que ainda que um exército nos cercasse não temeríamos porque Jesus está ao nosso lado e não nos desampara, ainda que mesmo que fosse uma guerra que se levantasse contra nós também não temeríamos, e muitas guerras tem se levantado contra nós, guerras dentro dos lares, a frieza, a falta de união e o desafeto no lar, as perseguições no emprego, as amizades pervertidas, adversidades na escola, e nos vemos cercado de guerras mas com Jesus ao nosso lado temos a certeza da vitória. E é nessa mensagem que confiamos e proclamamos, wque Jesus peleja por nós.
* E Davi termina dizendo a sua alma que espere no Senhor, porque Elwe é um Deus de promessas, um Deus que não falha, e é maravilhoso esperar em Deus porque sabemos que Ele não falhará ainda que acharmos que a nossa benção está tardia por vir, mas Ele é o nosso abençoador, Deus tem prazer em abençoar ao homem, e DFavi diz para sua alma se animar, mas não com a empolgação, animação humana, mas sim o ânimo do Espírito Santo, que nos revigora, fortalece, nos dá temperança, e é desse ânimo que precisamos, pois o Senhor fortalecerá nosso coração, e por isso podemos esperar confiantemente no Senhor

Nenhum comentário: