sábado, 5 de outubro de 2013

Você quer nascer de novo? Dia 05-10-2013. Sábado.

Em Mateus capítulo 5 versículo 17 ao 20 diz:
Não pensem que vim abolir a Lei ou os Profetas; não vim abolir, mas cumprir.
Digo-lhes a verdade: Enquanto existirem céus e terra, de forma alguma desaparecerá da Lei a menor letra ou o menor traço, até que tudo se cumpra.
Todo aquele que desobedecer a um desses mandamentos, ainda que dos menores, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será chamado menor no Reino dos céus; mas todo aquele que praticar e ensinar estes mandamentos será chamado grande no Reino dos céus.
Pois eu lhes digo que se a justiça de vocês não for muito superior à dos fariseus e mestres da lei, de modo nenhum entrarão no Reino dos céus.
A justiça que excede a dos escribas e fariseus é somente a justiça que vem de Deus. Como obter justiça maior que a dos escribas e fariseus? Ora, se para entrar no reino dos céus é necessário nascer de novo, segue-se que, em nascer de novo está a justiça que vem de Deus. Se não nascer de novo o homem não entra no reino dos céus, portanto, para obter a justiça que exceda a dos escribas e fariseus é necessário nascer de novo!!!
Para compreender a declaração de Jesus, precisamos nos socorrer de outra declaração do Mestre por excelência feita a um fariseu:
Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus"( Jo 3:3 ). Os fariseus eram referência moral, ética e religiosa para o povo de Israel à época de Jesus. Aos olhos do povo os fariseus eram tidos por justos "Assim também vós exteriormente
pareceis justos aos homens, 
mas interiormente estais cheios de hipocrisia e de iniquidade (Mateus 23: 28). Em nossos dias a palavra fariseu é utilizada de modo pejorativo, sinônimo de hipocrisia, mas à época de Cristo nomeava um grupo específico de seguidores do judaísmo. O farisaísmo era uma das mais severas seitas do judaísmo e seus seguidores lideravam um movimento para trazer o povo a submeter-se à lei de Deus. Eles eram extremamente legalistas, formalistas e tradicionalistas. O que há em comum entre as declarações que Jesus fez a Nicodemos, um fariseu, e à multidão que ouviu o Sermão do Monte, que pouco entendia da lei? As declarações de Jesus demonstram que, tanto a multidão julgada como maldita, pelos fariseus, quanto os próprios fariseus não podiam entrar no reino dos céus.
Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus "( Jo 3:3 ). A impossibilidade de o homem se salvar é destacada nos dois versos, sendo algo comum ao mestre, juiz e fariseu Nicodemos, e à multidão que estava ao pé do monte ( Jo 3:10 ; Jo7:49 ). Em ambas as declarações, Jesus demonstra que não importa a condição social, econômica ou cultural: está vetado a entrada do homem no reino dos céus ( Mt 5:20 ; Jo3:5 ). Ao revelar que Nicodemos precisava nascer de novo, Jesus demonstrou que a justiça do juiz, mestre e fariseu estava além da justiça exigida por Deus. Nicodemos precisava obter justiça superior, assim como os outros fariseus e a multidão.
Ninguém pode se justificar a si mesmo pelas suas obras e dizer Senhor eu fiz isso ou aquilo, eu sou assim e sou assado, mas não ser justificado pelo próprio Deus e perdoado por Ele por todos os seus erros, pecados, iniquidades e transgressões com seu arrependimento sincero, com a sua integridade de coração e alma e com a sua humildade em reconhecer que sem Jesus Cristo, a sua palavra e a voz e o mover do Espírito Santo de Deus em nossas vidas, estaremos falidos e nada poderemos ser ou fazer, porque temos que ser totalmente dependentes de Deus, como uma criança é dependente de seus pais, nos esforçando para ser puros como uma criança e olhar tudo com bons olhos, com pureza e beleza, sendo puros e limpos de coração, trabalhando com as mãos limpas, sendo a verdadeira imagem e semelhança de Deus, exercendo a fé e a nossa confiança em Deus em cada palavra dita, atitude e postura de vida, sendo simples, humildes, sinceros, dignos, honestos, amando a Deus com toda as nossas forças, de todo o nosso entendimento e amando o próximo como a ti mesmo, desejando o bem para as pessoas, ficando felizes e alegres pelas bençãos e oportunidades na vida de um irmão e irmã, louvando e glorificando a Deus por sua fidelidade e amor na vida de todas pessoas, pelo privilégio que o Senhor dá para algumas pessoas fazerem sua obra, porque Deus viu uma postura, um coração e uma mente de um cristão ou cristã verdadeira que honra e glorifica a Deus com a sua vida e que foi aprovado(a) e detectado(a) pelo olhar de Deus, pelo reino dos céus, onde Deus conhece profundamente todos os que são seus, uma pessoa que Deus construiu durante a sua vida inteira, alguém capaz de poder realizar os sonhos que vem do coração e do trono de Deus, que é obras da mão do oleiro e é comparado ao ouro puro, porque brilha a distância, porque segue o caminho da justiça e retidão de Deus em todos os tempos, buscando o caminho da perfeição de Deus, sendo fiel aos olhos de Deus, porque os seus frutos são admiráveis, maravilhosos e dignos de honra e de louvor na terra e no céu, que tem o dom de brilhar a verdadeira luz de Cristo, sendo imitador de Jesus Cristo e amando a Deus e o adorando em tudo em espírito e em verdade e só conseguem perder o seu tempo para murmurar, reclamar ao invés de louvar e adorar a Deus, pelo favor do Senhor em suas vidas? Por esse presente enviado do céu, planejado e preparado por Deus a muitos anos para ser instrumento de bençãos, de glória e de louvor e de poder, sendo um verdadeiro instrumento nas mãos de Deus e vocês só conseguem colocar defeito em tudo o que Deus faz?
Porque tem olhos, mas não enxergam, tem ouvidos, mas não estão escutando o que Deus está falando?
Porque preferem acreditar na perversidade dos seus próprios corações e mentes e julgar com imparcialidade, vivendo, como se não tivessem fé, sendo movidos pelo o que conseguem ver, ouvir e tocar, mas não tem confiando em Deus e não conhecem o Pai que tem!!!
Aquele que tem um encontro verdadeiro com Jesus Cristo é transformado(a) em uma nova criatura e nunca mais é o mesmo(a), nunca mais tem as mesmas posturas do passado e não vivem como se nunca tivessem ouvido falar de Deus, se entregando as obras da carne.
Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia,
Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,
Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.
Gálatas 5:19-21. Mas as obras de quem vive cheio do Espírito Santo são:
Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
Contra estas coisas não há lei.
Gálatas 5:22-23.
Após ter um encontro com Cristo, o apóstolo Paulo, que também foi fariseu, compreendeu que, qualquer que busque estabelecer uma justiça com base em suas ações, por mais nobres que sejam, rejeita a justiça de Deus "Porquanto, não conhecendo a justiça de Deus, e procurando estabelecer a sua própria justiça, não se sujeitaram à justiça de Deus"( Rm 10:3 ).
Quem é você para achar que pode se justificar diante dos homens ou diante de Deus, se é Deus que conhece todas as coisas e é o verdadeiro sábio?
"Eu publicarei a tua justiça, e as tuas obras, que não te aproveitarão" (Is 57:12 ); "As suas teias não prestam para vestes nem se poderão cobrir com as suas obras; as suas obras são obras de iniquidade  e obra de violência há em suas mãos"( Is 59:6).
Procure buscar ajuda de Deus para viver cada dia tendo uma mente, coração e vida limpos, com a consciência tranquila, se empenhando em praticar a justiça de Deus, que não se alegra com a injustiça do outro, se empenhando em fazer o outro feliz, sendo um instrumento de bençãos e não de maldição na vida das pessoas, plantando o amor, a paz, a harmonia, tranquilidade, se esforçando para dar muitos abraços sinceros, trazer sorrisos, demonstrar gratidão a Deus e as pessoas, se esforçando para viver a cada dia praticando a bondade, benignidade, honestidade, sinceridade, humildade, beleza, alegria, gentileza, sendo respeitável, sendo digno de ser admirados por suas belas atitudes que agradem o coração de Deus plantando o amor de Deus, a paz, se esforçando para ser como uma criança, tendo um coração e pensamentos puros e limpos na presença de Deus e dos homens, sendo reconhecido por Deus por um homem ou mulher valoroso(a) diante de Deus, que foi chamados para ser vasos de honra da casa do Senhor para edificar, levantar, ajudar, abençoar em nome de Jesus, temendo a Deus, sua palavra, os seus profetas e ser uma pessoa abençoada(o) em nome de Jesus!!! 
O fariseu que subiu ao templo para orar é outro exemplo esclarecedor, quando em oração agradeceu a Deus por não ser como os outros homens: roubadores, adúlteros, injustos, porém, não foi justificado por Deus ( Lc 18:14 ). Ora, ele fazia tudo quanto os Antigos prescreveram, porém, não alcançou a justiça que vem do alto. A justiça que excede a dos escribas e fariseus é somente a justiça que vem de Deus. Como obter justiça maior que a dos escribas e fariseus? Ora, se para entrar no reino dos céus é necessário nascer de novo, segue- se que, em nascer de novo está a justiça que vem de Deus. Se não nascer de novo o homem não entra no reino dos céus, portanto, para obter a justiça que exceda a dos escribas e fariseus é necessário nascer de novo."
Se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus
" ou seja, "
se não nascer de novo de modo nenhum entrareis no reino dos céus ( Mt 5:20; Jo 3:3). Ao fariseu Nicodemos, Jesus recomendou nascer de novo, e à multidão que entrassem pela porta estreita. Ora, Cristo é a porta e o caminho que conduz à vida, e para entrar por ele é necessário nascer de novo ( Mt 7:13 ). Jesus apontou a necessidade do novo nascimento, porque o primeiro homem pecou (Is 43:27) Desde a queda de Adão todos os homens são formados em iniquidade e concebidos em pecado ( Sl 51:5 ). Todos os homens se desviaram desde a madre. Andam errados e falam mentiras desde que nascem ( Sl 58:3 ). Depois que o homem piedoso pereceu (Adão), não há entre os homens um que seja reto ( Mq 7:2 ). Todos os descendentes de Adão se desviaram e não há quem faça o bem, visto que, mesmo sem causa alguma transgridem. Mas, para nascer de novo, primeiro o pecador precisa morrer, pois Deus determinou que a alma que pecar, esta morrerá. Para estabelecer a justiça que excede a dos escribas e fariseus é necessário a morte do transgressor, visto que a pena imposta não pode passar da pessoa do transgressor ( Ez 18:20 ). Somente é justificado dentre os descendentes de Adão aquele que morre com Cristo, visto que, aquele que está morto está justificado do pecado( Rm 6:7). Somente quando o homem morre com Cristo é que se dá a justiça de Deus. Somente após o velho homem ser crucificado com Cristo, Deus trás a existência o novo homem, gerado em verdadeira justiça e santidade. Após o corpo do pecado ser desfeito ( Cl 2:11 ), e sepultado com Cristo ( Cl 2:12 ), o homem é vivificado com Cristo ( Cl 2:13 ). 
Através de Cristo o homem recebe um novo coração e um novo espírito ( Sl 51:10 ; Ez 18:31 ; Ez 36:25 -27), pois em Cristo é circuncidado para receber vida com Deus ( Dt 30:6 ; Cl 2:11 ). Deus não somente declara o homem justo, antes ele cria o novo homem segundo a sua justiça, e o novo homem é declarado justo. A justiça que vem do alto é imputada por meio da fé em Cristo ( Rm 10:6 ). Ela vem do alto porque não se vincula a elementos humanos tais como comportamento, moral, caráter, sacrifícios, religiosidade, etc. Conclui-se que a justiça que ultrapassa a dos escribas e fariseus decorre do novo nascimento. Enquanto os fariseus e saduceus não conseguiram ser justificados por intermédio das obras da lei, aqueles que creem em Cristo recebem de Deus poder para serem feitos (criados) filhos de Deus, nascidos de semente incorruptível (da água e do Espírito), que é a palavra de Deus, e declarados justos por Deus. Os fariseus e a multidão que seguia a Cristo, jamais seriam justificados por suas próprias obras, visto que em Adão já estavam condenados, e as suas obras reprováveis por não serem feitas em Deus ( Jo 3:18- 19). Já a nova criatura, é livre da condenação estabelecida em Adão, porque é Deus quem os justifica, e as suas obras são aceitáveis, pois são feitas em Deus que as preparou para que andassem nelas ( Jo 3:21 : Ef 2:10).
É Deus que conhece o mais profundo do nosso ser, do nosso coração, mente e vida e é o olhar de Deus, que nos acompanha e nos analisa se somos aprovados por Ele ou não, essa decisão não vem de Homens, mas vem de Deus e quem dá as ordens é Ele e não existe um ser humano, na face da terra, que possa estipular maneiras de Deus operar, porque Ele escolhe quem Ele quer e usa como quer e não está interessado na sua aprovação, mas na realização do que tem desejado o profundo de seu coração e operando Deus nada e ninguém impedirá, porque Ele é o Criador do céu e da terra e o nosso criador e Ele é conhecedor de todas as coisas, e é Deus que tem o poder, autoridade e o domínio sobre tudo e sobre todos e sabe o que é melhor para cada de nós!!!
Se Deus pede algo para você é porque Ele vai capacitar você para ser melhor a cada dia, mas o mais importante de tudo é ser sincero(a) e reconhecer a cada segundo do seu dia e noite, que sem a presença de Deus, nós não somos nada e ninguém e que precisamos do favor de Deus para viver e ser feliz de verdade, é pedir perdão e dizer com humildade de coração, Senhor tira de mim, tudo o que não te agrada, se aperfeiçoe nas minhas fraquezas, perdoe os meus erros, pecados, iniquidades e transgressões e me cobre com teu sangue do cordeiro da planta dos meus pés, até o meu ultimo fio de cabelo e me purifica, santifica e renova a minha mente, meu coração, coloca o seu consolo e refrigério na minha vida, me abençoe, me ajude a melhorar, a ser limpo de coração e mente e ter uma vida que te agrade em nome de Jesus, ore e converse com Deus, que ouvirá as suas orações e perdoará os seus pecados, se buscar sua presença de todo seu coração, com toda as suas forças e intensidade do seu ser e dizer Senhor eu preciso ser curado(a) de toda cegueira espiritual, eu preciso de ajuda para te ver, para te ouvir e para perceber a sua presença e a sua voz e peça para Deus te ajudar a obedecer, a temer o seu nome e diga, meu Deus, eu preciso ser justificado(a) por Ti, eu preciso ter mais fé, porque declare com fé ao Senhor e diga Deus, eu tenho um sonho sincero(a) de ser mudado(a) e transformado(a) por Ti, vem me socorrer, vem me visitar com a sua salvação, me sustente com a sua destra de justiça, me levante, me ajude a te conhecer cada dia mais e Deus vai transformar a estrutura da sua vida, mudará a sua história e vai te dar vitória, se confiar Nele e o buscar com perseverança, com determinação e se empenhar em ter um relacionamento íntimo e profundo com Deus e ser surpreendido pelo amor e pelo favor do Senhor todos os dias da sua vida, que vai acrescentando o novo de Deus, vai renovar as suas forças e te dar a verdadeira paz, a verdadeira realização e medite e pratique a palavra de Deus todos os dias da sua vida e tudo o que fizer prosperará em nome de Jesus!!!
Obrigado por sua visita no meu blogger, que Deus continue abençoando poderosamente a sua vida em nome de Jesus, creia e confia em Deus, não olhe para hoje, pense no que Deus ainda vai realizar na sua vida e no que Ele vai te transformar, no que Ele vai te capacitar, nos dons e talentos que o Senhor, ainda colocará na sua vida em nome de Jesus, peça para Deus, Senhor eu quero nascer de novo a cada dia em nome de Jesus, peça para Deus, me ajude a renunciar o meu eu, o meu ego, a minha vontade, porque Deus é um Deus que te sara, que te cura, que te perdoa e que aperfeiçoa o seu caminho em nome de Jesus!!!
Hoje, eu não me sinto muito bem, mas sei que tudo vai melhorar, obrigado por suas visitas no meu blogger, por seu carinho, por suas orações, Deus abençoe em nome de Jesus, a paz de Cristo e até amanhã com mais novidades de Deus e o segredo da paz é guardar a palavra de Deus fixada na sua mente, coração e vida e permitir que a palavra vá e produza o resultado pelo qual está sendo enviada e medite na palavra de Deus, pratique e seja abençoado(a) de maneiras que nem imagina em nome de Jesus!!!
Sheila Yara... Um abraço de urso bem apertado para todo mundo, amo todos vocês em Cristo Jesus!!!
Lembrei que Deus deseja que eu coloque essa palavra:
Ainda assim, agora mesmo diz o Senhor: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, e com choro, e com pranto.
E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao Senhor vosso Deus; porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal.
Joel 2:12-13. Jesus te ama e tem na sua vida, uma esperança excelências da criação!!!







Nenhum comentário: