quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Seja o sal da terra!!! Dia 26-09-2013. Quinta-feira.

Na bíblia sagrada no livro de Marcos capítulo 9 versículo 49 e 50 diz:
Porque cada um será salgado com fogo, e cada sacrifício será salgado com sal.
Bom é o sal; mas, se o sal se tornar insípido, com que o temperareis? Tende sal em vós mesmos, e paz uns com os outros.
Qual o significado dessa palavra?
O sal, como já referimos, tem uma função distinta, especial, inconfundível. Não se presta a vários fins, mas de um modo definido e positivo, a um fim determinado. De modo idêntico deve ser aquele que investe nos padrões da boa nova, cujo ideal na vida deve ser a obra da redenção do seu espírito e do de seus irmãos e das pessoas que estão a sua volta.
Porque Deus chamou eu e você para amar o próximo, como se eles fossem a nós mesmos e trazer palavras de consolo, de conforto, de refrigério para sua vida e alma, nos esforçando para trazer palavras de força, de ânimo, de amor, de bondade e benignidade, tendo domínio próprio, paz, alegria, fidelidade a Deus, mansidão, sendo sinceros e íntegros de coração e alma, tendo um coração puro e mãos limpas, diante de Deus e diante das pessoas, praticando o bem, a justiça e retidão em todos os tempos e plantando frutos bons, admiráveis que alegram o coração de Deus e que automaticamente fará de tudo para nos retribuir e alegrar os nossos corações em nome de Jesus, eu profetizo!!!
O mundo não tem mais bondade, amor, fidelidade, sinceridade, verdade, honestidade e o mundo não tem as palavras de vida eternas, que só Jesus Cristo tem para oferecer!!!
Porque o ser humano ama a si mesmo e ama as pessoas que trazem trocas, mas Jesus Cristo ama você pelo o que você é, tendo dinheiro ou não, tendo amigos ou não, o seu valor para Deus é incalculável e você é chamado(a) pelo Senhor como uma joia preciosa, que tem muito valor e se abrir mais o seu coração e entendimento para a palavra de Deus e buscar mais conhecimento da sua palavra, do mundo espiritual e buscar mais de Deus com perseverança e determinação, o Senhor vai acrescentar coisas maravilhosas na sua vida, atributos de Deus, colocará mais combustível espiritual, mais unção, virtude, poder e glória de Deus na sua vida, se crer? Se confiar na administração de Deus, se permitir e convidar o Espírito Santo de Deus para fazer morada na sua vida, direcionar sua mente, pensamentos, sentimentos e vidas no centro da vontade de Deus, que é boa, é perfeita e agradável, que só tem um objetivo de ensinar e te capacitar para vivenciar uma vida de verdade, uma felicidade verdadeira, que não depende de pessoas, objetos, circunstâncias para se sentir alegre, para ter paz, para conseguir viver em harmonia, tranquilidade, para conseguir se sentir amado(a) e valorizado(a), tendo uma saúde perfeita, tendo o equilíbrio perfeito no meio de guerras, vivendo em campos minados cheio de explosivos, onde sempre tem alguém te observando com más intenções no seu coração e mente, projetando projetos iníquos, que se apressam em correr para o mal e para fazer maldades e crueldades, contra a sua vida meus amados, porque em todos os lugares do mundo, existem pessoas que semeiam contendas entre os irmãos, que tem uma língua mentirosa, que é uma testemunha falsa que vive com perversidades de boca e coração e quer usar cada palavra sua, para distorcer e para usar para o mal, tem pessoas que esperam você relaxar, descansar e achar que tudo vai ficar bem, quando na verdade a vida é uma verdadeira guerra, e cada dia é uma batalha constante e os explosivos são a língua, a falsidade das pessoas, que esperam você se esquecer e pisar em falso ou não, mesmo andando em retidão e linha reta, praticando a justiça de Deus e obedecendo a Deus, mesmo assim, ser explodido e bombardeado(a) pelos explosivos da maldade, mas ainda assim, existe pessoas boas, que são direcionadas pelo Espírito Santo de Deus e pela sua palavra, que amam a Deus em espírito e em verdade e honram a Deus com cada palavra, atitudes e vidas, que obedecem a Deus e obedecem a voz do Espírito Santo de Deus e sua palavra e não se dobra, diante de outros deuses e outras opiniões, porque a voz que precisa ser reconhecida em nossas vidas, é a voz de Deus, da sua palavra, do Espírito Santo de Deus!!!
Porque o inimigo usa, até as pessoas da nossa própria família para nos iludir e mentir para nós, para nos confundir, sem a pessoa perceber, porque o tempo é de guerra e é momento de vigiar mais, é momento de meditar na palavra de Deus de dia e de noite e buscar um relacionamento mais íntimo e profundo com Deus, porque nós podemos nos sentir fracos, mas o Espírito Santo se aperfeiçoa nas nossas fraquezas, nos fazendo fortes, nos ajudando a ser vitoriosos e vitoriosas, sendo felizes, porque só conseguirá viver e vencer, aqueles que estiverem firmes na presença de Deus, firmados, enraizados e fixados na rocha inabalável que se chama Jesus Cristo!!!
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. 
João 3:16. Jesus te ama!!!
Se os discípulos do Cristo são o sal da terra, não devem se tornar insípidos, ou seja, corruptíveis ou contaminados pelas influências inferiores, que os afastam da vivência do evangelho. A própria religião que não promove o aperfeiçoamento do espírito, que não constrói e não consolida o caráter do homem não é religião, é sal insípido, que mais cedo ou mais tarde cairá fatalmente na descrença e no desprezo.
O adjetivo insípido significa que não tem sabor, é desagradável, tedioso, monótono. E se o sal se torna insípido, se perde as suas qualidades especiais que o caracteriza, torna-se de todo imprestável, visto que não se pode aplicar a outras funções além daquela que lhe é essencialmente própria. Se o sal for destituído do seu componente ativo torna-se insosso, e outro tanto sucede com relação à fé que faz o cristão. 
Vamos estudar agora características do sal que intimamente nos interessam:
SABOR – Jesus afirma que os seus discípulos são o sal da vida, pois ao vivenciarem a sua mensagem em plenitude conseguem dar sabor à vida, temperando-a com os valores das virtudes morais. Sim, meus amigos, o sal tem função específica e propriedades características. O sal da terra dá sabor à vida. Ao sal compete realçar, aprimorar, aperfeiçoar o sabor dos componentes com os quais ele interage.
Sal da vida define que sem uma pitada de evangelho em tudo o que fizermos a vida nunca terá felicidade legítima. Em verdade, nada na existência terá sabor de felicidade autêntica, e nenhuma associação humana, seja no lar, no trabalho ou na comunidade, se fará com equilíbrio e proveito. E jamais estaremos em paz com a própria consciência sem uma pitada de evangelho em todas as nossas ações, o que nos sugere o empenho de aplicar, conforme as circunstâncias, um pouco de tolerância, carinho, bondade, sacrifício e renúncia em favor dos semelhantes.
O evangelho é de aplicação indispensável para dar sabor à existência, tornando-a saudável e feliz, sem o qual fica insípida, sem atrativos, monótona, tediosa, complicada, ainda que as situações sejam as mais favoráveis, ainda que a sua aparência seja magnífica.
É interessante observar que o texto ao qual nos referimos (“Vós sois o sal da terra;... Mateus 5:13) está posicionado logo após as bem-aventuranças. O que nos leva a concluir que Jesus, após levantar o ânimo dos caídos, se dirige aos discípulos que o acompanhavam para apontar-lhes as responsabilidades e conscientizá- los quanto aos compromissos que deveriam assumir como seus colaboradores diretos.
E vamos considerar uma coisa muito importante. Ao sal compete realçar, despertar, aprimorar, avivar, aperfeiçoar o sabor dos componentes com os quais ele interage. E quem mais precisa dele? O sal é direcionado principalmente aos componentes, àqueles elementos que estão sem sabor ou com o sabor meio sumido, meio apagado, despercebido. Àqueles que se encontram desanimados, desesperançados, cansados, entristecidos, deprimidos.
Veja como a misericórdia divina é linda. Deus, muitas vezes, coloca um homem equivocado perto de alguém que sabe ser amável e valoriza a justiça, para que este o conduza a um caminho bem melhor. Talvez seja este o sal que irá fazer com que aquele se torne mais agradável a todos os outros homens, desde que o educador não tenha perdido o sabor, que não seja sal insípido.
Guarde bem isto: o sal vai temperar, sim, mas respeitando a essência, o sabor, a intimidade de cada componente. Porque a sua função é realçar, não anular. Na condição de condimento, o sal deve ser utilizado de maneira adequada, de modo balanceado. Se utilizado abaixo da quantidade necessária ele torna a alimentação insípida, se em doses altas a torna excessivamente salgada.  
Portanto, a imagem do sal simboliza o imperativo do equilíbrio, é imprescindível equilíbrio na sua aplicação. Como manifestação do amor o sal da terra não pode agredir a essencialidade de quem quer que seja, porque cada qual tem o seu sabor específico. É realçar, porque cada componente, cada alimento com o qual ele interage já tem o seu sabor próprio.
A imagem do sal simboliza o imperativo do equilíbrio, principalmente das emoções, a fim de podermos cooperar de modo coerente e eficiente na tarefa que nos é confiada. Ele é símbolo do componente que explicita essa postura no campo do trabalho que nos é disponibilizado pelo plano maior. Define, semelhantemente, que aprendiz e auxiliar devem agir junto às pessoas com necessidades ou sofrimentos de forma comedida, discreta, equilibrada e temperante.
POSITIVO – O sal nunca se mantém inerte, jamais está inativo. Ele não permanece um instante sequer inativo, age sempre. Não se oculta, é uma revelação permanente. Onde quer que se encontre ele está como que agindo sempre, visto exsudar continuamente aquela essência que lhe é peculiar. E análoga deve ser a atitude do cristão, os seus feitos devem atestar a fé de que se acha impregnado. Dá-se a conhecer como as árvores, pelos frutos que produz, pela ação que exerce.
Jesus quer de nós uma atitude análoga, positiva, dinâmica, temperante, diante mesmo (e principalmente) dos maiores dissabores que a vida, vez por outra, nos proporciona. Afinal, aquele que se desperta para o Cristo é ativo, não se abate perante os fracassos e enfrenta com bom ânimo e positividade os desafios da vida. E positividade é componente didático e aplicativo do próprio Cristo. Afinal de contas, não se auxilia ninguém dando ênfase aos caracteres negativos da criatura.
No sentido espiritual a pessoa que se desperta para o Cristo é ativa, positiva, não se abate perante os fracassos e enfrenta com bom ânimo os desafios da vida, sejam quais forem. E só quem se nutre desta dinâmica incansável consegue atingir as metas delineadas, os objetivos a que se propõe. Jesus quis também ensinar que a igreja, como o seu corpo, é acima de tudo dinâmica e ativa, e jamais passiva.
TRANSFORMAÇÃO – O sal tem propriedades que o faz um elemento acionador, ou seja, ele põe em ação, em movimento, faz funcionar. Aciona mudanças. É como um elemento estimulador, onde é introduzido causa transformações, não deixa nada permanecer inerte. O próprio Cristo nos deu grandes mostras disso. Revolucionou todo o mundo e criou alterações que até hoje norteiam a vida humana. Além de ser positivo, de ter uma linha positiva, ele impulsiona. Conclusão, o sal transmite entusiasmo.
ESSÊNCIA – O sal se conhece pela essência, não se faz conhecer pelo exterior. Aliás, exteriormente e pela aparência ele se confunde com muitos outros elementos, outras substâncias.
Entretanto, entrando-se em relação com ele se revela pronta e distintamente. Dá-se de imediato conhecê-lo. Como a árvore, que se conhece pelos seus frutos, quer Jesus que o cristão seja conhecido por suas ações, não por qualquer insígnia ou sinal exterior. Que os seus servidores sejam conhecidos espiritualmente pelos mesmos predicados do sal no plano físico. O Cristo não nos quer conhecidos por títulos exteriores, mas pelas particularidades que irradiamos.
Nem sempre as aparências exteriores são os componentes que mais determinam, que definem ou que indicam o que nós somos. Então, o seguidor do evangelho, como o sal, confundir-se-á com o comum dos homens, mas ao se entrar em contato com ele se mostra prontamente, manifestando as suas qualidades próprias.
DOAÇÃO – O sal tem função determinada, precisa, distinta, inconfundível, e no exercício dessa função está todo o seu valor, toda a sua incomparável importância. O sal é elemento de doação. Nunca recebe, dá sempre. Misture-o com açúcar e este receberá sua essência tornando-se salgado, porém, o sal jamais se deixará adoçar recebendo a influência do açúcar. É uma característica do amor, que só se exterioriza. E o cristão, como o sal, está no mundo para dar e não para receber. Ele, do céu é credor e da terra devedor, cumpre-lhe receber lá do alto para distribuir aqui em baixo, no plano da horizontalidade da vida com os seus irmãos.
INCORRUPTÍVEL – Examinado sobre outro aspecto, a química nos ensina que onde quer que o encontremos, na terra ou no mar, o sal é sempre o mesmo, inalterado e inalterável. O sal é, pois, o elemento que guarda invariavelmente a sua pureza.
Nada o altera, nada o contamina, ele não se corrompe, mesmo quando em contato com as maiores impurezas. O sal é incorruptível, não se macula. Transmite invariavelmente o seu poder purificador e nunca assimila as impurezas de outrem, ainda que mergulhado na imundície. Sai ileso de todas as provas.
E é precisamente isto o que quer Jesus de seus seguidores. Que eles sejam incorruptíveis no meio em que se encontrarem, bom no meio dos maus, justo no meio da iniquidade, probo no meio dos desonestos, prudente no meio dos insensatos, humilde no meio dos orgulhosos, altruísta no meio dos egoístas, sincero no meio dos hipócritas, fiel no meio dos infiéis, resignado no meio dos revoltados, pacífico no meio dos belicosos, alegres no meio dos tristes. Em suma, virtuoso no meio de todos os vícios e de todas as paixões. Que seus discípulos sejam distintos na esfera espiritual pelos mesmos predicados que o sal no plano físico.
CONSERVAÇÃO – Outro aspecto que o sal sugere, além do uso para salgar alimentos, é o da conservação. É dotado de qualidades essencialmente conservadoras.
Aliás, não permitir que alimentos estraguem era um procedimento difundido no Egito já há cerca de 4.000 anos antes do Cristo. A presença do sódio preserva o alimento por remover a umidade e afastar as bactérias. Então, além de se conservar puro (incorruptível) preserva ainda outros da corrupção, da perda, impedindo a decomposição dos corpos com os quais se acha associado, os que com ele entram em contato, devendo ser assim o cristão no meio em que vive. E o próprio Criador não quer que uma só de suas ovelhas se perca.
E por sugerir sal a conservação, podemos entender, também, que o ensino de Jesus deve permanecer inalterável.
Aquilo que você faz para os outros, está fazendo para si mesmos e o que plantar colherá, porque de Deus não se zomba, porque o que o homem semear, ele ceifará, diz o Senhor dos Exércitos!!!
Que a partir de agora, você seja o sal da terra e a luz do mundo para o bem, plantando coisas maravilhosas que colherá no seu amanhã, porque as suas atitudes de hoje, determinam como sua vida será amanhã, tudo o que fazemos seja com palavras, atitudes e vida, um dia volta em dobro para gente, as coisas de Deus, são construídas dia após dia, para serem colhidas depois...
Por isso que Deus sempre me diz, bem aventurados, aquele que pratica a justiça e retidão em todos os tempos, porque tudo o que a gente constrói no nosso dia a dia, vai se transformar em bençãos ou maldições para as nossas vidas!!!
E é no dia a dia, que construímos castelos gigantescos na nossa vida e é você que decide se o seu castelo será de areia, de vento, ou de pedra?
Tudo tem uma recompensa com Deus, nada do que passamos ou sofremos é a toa, mas volta em poder, vitórias e glórias para quem plantar a boa semente!!!
Muito obrigado por suas visitas no meu blogger, me sinto muito feliz e realizada com o carinho, com o amor de todos vocês e que Deus continue abençoando suas vidas poderosamente me nome de Jesus e realize os sonhos, os desejos mais secretos de seus corações e que todos possam viver os seus milagres, concretizar os sonhos e ser feliz com a presença gloriosa e poderosa de Deus em suas vidas, que está mais perto de você do que imaginam, te ajudando a caminhar, até o dia em que chegará lá, até o dia do alivio e descanso que virá de Deus, mas agora é momento de vigiar em nome de Jesus!!!
Deus te abençoe, amo vocês em Cristo Jesus irmãos e irmãs!!! 
A paz de Cristo excelências da criação e Jesus te ama e Ele acredita em você, a sua defesa e justiça virá Dele e o tempo será o juiz que vai revelar, se você fala a verdade ou não, porque Deus é fiel com os fiéis, com aqueles que são sinceros,que tem um sonho sincero de serem tocados, mudados e transformados por Deus, então existe saída para sua vida, existe solução para você, creia e confia em Deus, persevere até o fim e Deus vai te dar vitória em nome de Jesus!!!
Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.
Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.
Salmos 1:1-3. Do tempo determinado por Deus, você dará frutos maravilhosos, creia? Reconheça só a voz de Deus, da sua palavra e do Espírito Santo, porque Deus nunca vai mentir para você, Deus honra as suas palavras em nossas vidas!!!
Sheila Yara...















Nenhum comentário: