quinta-feira, 9 de maio de 2013

Do reino e império das trevas para o Reino de Deus!!! Dia 09-05-2013. Quinta-feira.

Palavras-chave: Império das trevas, Reino de Deus, resgate, morte, vida eterna, nova vida
Olá, amigos leitores e amigas leitoras do Viver em Verdade. 
É com muita alegria que iniciamos mais um estudo bíblico a fim de compartilharmos a Palavra de Deus, que é o único meio de levar o homem à libertação e à verdadeira transformação. 
Neste estudo bíblico, falaremos sobre a saída do Império das Trevas e a entrada no Reino de Deus, que só é possível àquele que crê na morte e na ressurreição de Jesus Cristo.
Oramos para que o Espírito Santo lhe dê toda a sabedoria para que você reconheça o perfeito amor de Deus e alegre-se compreendendo tudo o que Jesus fez simplesmente para resgatar a sua vida.
O que é o império das trevas? Quem é o imperador desse império? Eu vivo ou preciso viver no império das trevas? Jesus venceu o império das trevas? Essas e outras perguntas poderão ser respondidas após a leitura deste estudo bíblico.
Em Colossenses 1:13 está escrito:
"Ele (o Pai) nos tirou da potestade (império) das trevas e nos transportou para o Reino do Filho do seu amor" 
Todos nós nascemos no império das trevas. Todos, sem exceção. Bonitos, lindos, feios, ricos, pobres, celebridades, padres, pastores, bispos, papas, etc. Porém, você pode perguntar: mas eu estou na igreja desde que me conheço por gente, eu também nasci no império das trevas? Sim, você também. Com exceção de um, o Senhor Jesus, todos pecaram e foram destituídos da glória de Deus (Romanos 3:23), portanto todos f 
Romanos 3:23
"Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus" 
No império das trevas, existe obviamente um imperador, que é Satanás. Um império se baseia em suprir e satisfazer completamente as vontades e os desejos de seu imperador. Em contrapartida, um rei busca o bem-estar e a qualidade de vida de seu Reino. Todos nasceram sujeitos às ordens e à opressão do imperador das trevas, Satanás, porém Deus enviou o Seu Filho Unigênito para vencê-lo. 
Porém, fica a pergunta: como Jesus venceu o império das trevas?
Em Colossenses 2:15, está escrito que Jesus despojou os principados e potestades.
Colossenses 2:15
"E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo." 
Despojar é um termo militar muito usado nos textos do Antigo Testamento que representa a ação de tomar os bens e todas as posses do exército inimigo após vencê-lo. 
Vamos pensar um pouco. Se Jesus despojou os principados e potestades, então quais eram as posses que eles tinham que Jesus queria conquistar? Como Jesus venceu esse exército inimigo?
Será que Jesus deu um chute no diabo ou enforcou todos os demônios? Não. Será que Ele rasgou Satanás com uma espada afiada? Também não. Jesus venceu Satanás e todo o império das trevas morrendo na cruz. Ele venceu morrendo, a cruz é a vitória. Nós pertencíamos ao império das trevas, mas na cruz Jesus o venceu e despojou-o permitindo que fôssemos transportados para o Seu Reino. Você e eu somos o despojo que Jesus tomou das trevas como está escrito em Colossenses 2:15. Jesus pagou as dívidas que tínhamos com o império das trevas. 
Você e eu somos o despojo que Jesus queria conquistar
Ele não veio à terra como homem, deixando toda a Sua Glória, com interesse em ter um nome sobre todo nome; também não veio à terra com interesse em ter uma glória, porque Ele já tinha, Ele veio para nos tirar do império das trevas. 
Porém, muitas pessoas não conseguem entender ou aceitar que a morte de Jesus é a vitória. Por quê? Porque, no império das trevas, nós vemos a morte como perda, porém, no Reino de Deus, a morte de Jesus trouxe a vida. Pertencendo ao Reino de Deus, a morte do nosso corpo físico não é o fim, porque Jesus nos deu a vida eterna. Jesus morreu para nos tirar da morte e dar-nos a vida. 
Quando alguém é transportado para o Reino de Deus?
Na cruz, Jesus deu o direito a todas as pessoas de serem transportadas para o Reino de Deus, porém isso só acontece quando uma pessoa reconhece que isso é uma verdade, que Jesus morreu na cruz e pagou a dívida que ela tinha com o império das trevas.
A frase "está consumado" que Jesus disse antes de morrer na cruz significa que a obra foi feita completamente. No momento em que nós acreditamos nisso, nós somos transportados do império das trevas para o Reino de Deus. 
No império das trevas, nós pensávamos de uma maneira, porém, quando somos transportados para o Reino de Deus, devemos pensar de uma forma totalmente diferente. O império das trevas valoriza o TER, porém o nosso Rei, o Deus Todo-Poderoso, valoriza o SER.
O império das trevas e o Reino de Deus possuem valores totalmente diferentes. Quando uma pessoa encontra um amigo que não via há algum tempo, eles se cumprimentam e perguntam: "Tudo bem?"; após isso, é muito comum perguntarem "onde você está trabalhando?", "o que você está fazendo?", "já fez mestrado?". Se a resposta for "estou desempregado", a conversa já ganha um ar de tristeza e pessimismo, porque o que é valorizado no império das trevas é o TER. Raramente, uma pessoa pergunta à outra "você está feliz?". No império das trevas, se você não tem nada, você não é nada. No Reino de Deus, você é o que você é e não que você tem. 
Aprenda isto: o império das trevas e o Reino de Deus são totalmente opostos.
Portanto, não é possível vivermos no Reino de Deus pensando nas mesmas coisas que pensávamos no império das trevas. O problema de muitos cristãos é querer viver no Reino de Deus debaixo da religiosidade e da superstição que tinham no império das trevas. Mas Jesus nos ensinou a recebermos o Reino de Deus como uma criança (Marcos 10:15).
Marcos 10:15
"Em verdade vos digo que qualquer que não receber o Reino de Deus como uma criança de maneira nenhuma entrará nele." 
Por que Jesus disse isso? Porque é necessário que aprendamos tudo de novo no Reino de Deus. Não podemos ter a mesma vida que tínhamos no império das trevas, nem podemos manter os conceitos que criamos ao longo da vida, pois o Reino de Deus é totalmente diferente.
Jesus ainda disse aos fariseus que não é possível remendar pano velho com pano novo e nem colocar vinho novo em odres velhos (Marcos 2:21-22). 
Marcos 2:21-22
"21 Ninguém costura remendo de pano novo em veste velha; porque o mesmo remendo novo rompe o velho, e a rotura fica maior. 22 E ninguém põe vinho novo em odres velhos; do contrário, o vinho novo rompe os odres, e entorna-se o vinho, e os odres estragam-se; o vinho novo deve ser posto em odres novos." 
Nessa passagem, Jesus estava ensinando aos fariseus que não era possível entrar no Reino de Deus com o judaísmo religioso em que eles viviam. 
Jesus veio anunciar o Reino de Deus por meio das Boas Novas, o Evangelho. Por quê?
Porque Ele veio nos preparar para sairmos do império das trevas e sermos transportados para o Seu Reino. Sem o anúncio das Boas Novas não é possível sair do império das trevas, porque sem elas não se conhece o Reino de Deus.
E qual a boa notícia que Jesus nos trouxe? A boa notícia é que ninguém mais precisa viver no império das trevas sob o jugo da servidão, pois há um Reino de amor e de paz para todo aquele que crê que Jesus pagou todas as dívidas com aquele império. 
Jesus poderia muito bem ter vindo simplesmente, morrido por toda a humanidade (como fez) e transportado todos para o Reino de Deus, não é? Não, porque relacionar-se com Deus é uma escolha. Você escolhe andar com Ele ou não. Esse é o livre-arbítrio.
Por isso, o Senhor nos ensinou por meio de Paulo a renovarmos a nossa mente (Romanos 12:2). 
Romanos 12:2
"E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus."
Para viver a plenitude do que Deus tem para nós, é necessário renovarmos completamente a nossa mente, permitindo que Ele nos transforme à medida do caráter de Cristo. 
Sem fé na morte e ressurreição de Jesus, ninguém sai do império das trevas. Por quê? Porque é necessário reconhecer que Ele pagou as suas dívidas no império das trevas. 
Sem Palavra de Deus, ninguém tem fé. Por quê? Porque a Palavra de Deus nos permite conhecer o Reino Dele, e assim podemos crer nesse Reino. Do contrário, como você creria em algo de que nunca ouviu falar? 
Quando você entende que faz parte do Reino de Deus, você esquece o que tinha no império das trevas.
Filipenses 3:8
“8E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas e as considero como esterco, para que possa ganhar a Cristo” 
Nos versículos acima, Paulo escreveu que considerava toda a sua vida antes de conhecer Cristo como esterco. Essa palavra dá um pouco de nojo, não é? Mas é exatamente isso que devemos sentir da nossa vida antes de Cristo: nojo. E você deve sentir mais nojo ainda ao saber que a palavra "esterco" nesse versículo refere-se a fezes humanas, segundo o texto original escrito em grego. Ou seja, Paulo considerava que tudo aquilo que tinha antes de conhecer Cristo não valia nada e não servia para nada. O que você faz com as suas fezes? Você reaproveita?
Se, estando no Reino de Deus, você ainda deseja o que tinha antes de Cristo, então você está voltando às suas fezes.
Será que nós negamos completamente o império das trevas?
Por acaso você disfarça, vê se ninguém está olhando, se o pastor ou algum irmão não está por perto e dá aquela "pecadinha" e depois volta à sua postura de "santo" para manter a reputação na igreja? Se você age assim, então você ainda não negou totalmente o império das trevas e ainda não reconheceu que a nova vida em Cristo é infinitamente melhor que a vida naquele império.
Aprenda isto: Ninguém entra para o Reino de Deus quando entra em algum lugar simplesmente, porque o Reino de Deus não é um lugar físico. 
Jesus ensinou que o Reino de Deus não vem com aparência exterior (Lucas 17:20-21).
Lucas 17:20-21 
“20 E, interrogado pelos fariseus sobre quando havia de vir o Reino de Deus, respondeu-lhes e disse: O Reino de Deus não vem com aparência exterior. 21 Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Ei-lo ali! Porque eis que o Reino de Deus está entre vós.” 
Decida por seguir a Jesus Cristo diariamente, pois o que diz se você pertence ou não ao Reino de Deus não são os lugares que você frequenta, mas sim a sua nova vida em Cristo. 
Efésios 5:8-9
“Porque, noutro tempo, éreis trevas, mas, agora, sois luz no Senhor; andai como filhos da luz (porque o fruto do Espírito está em toda bondade, e justiça, e verdade),”
Negue tudo o que você valorizava no império das trevas e que não está de acordo com os princípios eternos de Deus. Permita que o Espírito Santo o(a) guie diariamente e você sempre andará em vitória.
Que a graça e a paz do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo permaneça em sua vida!
Amém!
 Jesus te ama!!! Ainda existe uma solução e chance para você!!!

Nenhum comentário: